Produção de texto no contexto da progressão dos gêneros textuais:

proposições do livro didático

  • Jéssica Pereira da Silva
  • Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel
Palavras-chave: Produção de texto, Progressão de gêneros textuais, Livro didático

Resumo

O presente artigo analisa a produção de texto no livro didático de Língua Portuguesa, com vistas a investigar as estratégias de progressão nas atividades propostas. Toma-se como aporte teórico o conceito de progressão discutido por Dolz e Schneuwly (2011); o estudo da progressão escolar e do ensino de produção de texto realizado por Leal e Brandão (2007; bem como as concepções de produção textual abordadas por Geraldi (2010); Guedes (2009) e por Koch (2003). Em se tratando da tipologia da pesquisa, trata-se de uma abordagem qualitativa, de base interpretativa. A obra didática investigada apresenta um trabalho com a escrita de modo sistematizado e sob o viés da progressão textual. Em suma, acredita-se que analisar a progressão nas atividades de produção textual do livro didático pode contribuir de maneira significativa para o ensino sistemático da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa, Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 2012.

CHIZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo, Cortez, 2003.

DELMANTO; Dileta; CARVALHO, Laiz Barbosa de. Jornadas. port−Língua Portuguesa, 9º ano, 2.ed.−São Paulo: Saraiva, 2012.

DOLZ, Joaquim; SCNHEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

DOLZ, Joaquim; SCNHEUWLY, Bernard; NOVERRAZ, Michelle. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um documento. In.: DOLZ, Joaquim; SCNHEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: O ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

GOMES, Jaciara Josefa. Reflexões sobre os rumos e desafios da escrita: da teoria à prática. Revista Encontros de Vista, Recife, p. 46-59, jul./dez. 2011.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto da construção de sentidos. São Paulo: Contexto, 2003.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2015.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006

MARCUSCHI, Beth; FERRAZ, Telma. Produção de textos escritos: o que nos ensinam os livros didáticos do PNLD 2007. In: ROJO, Roxane; VAL, Maria da Graça Costa (Org.). Os livros didáticos de Língua Portuguesa no PNLD 2009. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MARCUSCHI, Beth; CAVALCANTI, Marianne Carvalho Bezerra. Atividades de Escrita em Livros Didáticos de Língua Portuguesa: perspectivas convergentes e divergentes. In: Maria das Graças Costa Val; Beth Marcuschi (Org.). Livros Didáticos de Língua Portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: CEALE/AUTÊNTICA, 2005.

MENDONÇA, Márcia; LEAL, Telma Ferraz. Progressão escolar e gêneros textuais. In.: SANTOS, Carmi; MENDONÇA, Márcia (orgs.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 57-71.

MILANEZI, Cynthia Nunes. Práticas de Produção de Textos Escritos no Ensino Técnico Integrado ao Médio, 2012. In: http://35reuniao.anped.org.br/trabalhos/111-gt10. Acesso em: 26 dez. 2016.

OLIVEIRA, Solange Alves de. Leitura, compreensão e produções textuais: progressão desses eixos de ensino de Língua Portuguesa no 1º ciclo. In.: 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., 2003, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2003a.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco: língua portuguesa. Recife: Secretaria de Educação, 2012.

SANTOS, Carmi Ferraz. O ensino da língua escrita na escola: dos tipos aos gêneros textuais. In.: Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTI, Marianne C.B (Orgs.). 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Publicado
15-03-2017
Como Citar
Silva, J. P. da, & Costa-Maciel, D. A. G. da. (2017). Produção de texto no contexto da progressão dos gêneros textuais:. Revista Educação Em Questão, 55(43), 115-138. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11810
Seção
Artigos