Produção de texto no contexto da progressão dos gêneros textuais:

proposições do livro didático

Autores

  • Jéssica Pereira da Silva
  • Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11810

Palavras-chave:

Produção de texto, Progressão de gêneros textuais, Livro didático

Resumo

O presente artigo analisa a produção de texto no livro didático de Língua Portuguesa, com vistas a investigar as estratégias de progressão nas atividades propostas. Toma-se como aporte teórico o conceito de progressão discutido por Dolz e Schneuwly (2011); o estudo da progressão escolar e do ensino de produção de texto realizado por Leal e Brandão (2007; bem como as concepções de produção textual abordadas por Geraldi (2010); Guedes (2009) e por Koch (2003). Em se tratando da tipologia da pesquisa, trata-se de uma abordagem qualitativa, de base interpretativa. A obra didática investigada apresenta um trabalho com a escrita de modo sistematizado e sob o viés da progressão textual. Em suma, acredita-se que analisar a progressão nas atividades de produção textual do livro didático pode contribuir de maneira significativa para o ensino sistemático da escrita.

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Publicado

15-03-2017

Como Citar

Silva, J. P. da, & Costa-Maciel, D. A. G. da. (2017). Produção de texto no contexto da progressão dos gêneros textuais:: proposições do livro didático. Revista Educação Em Questão, 55(43), 115–138. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11810

Edição

Seção

Artigos