A educação para o civismo e o patriotismo no Colégio Triângulo Mineiro de Uberaba (Minas Gerais, Brasil) nas décadas de 1940 e 1950

Autores

  • Edilene Alexandra Leal Soares
  • Giseli Cristina do Valle Gatti

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11812

Palavras-chave:

Instituição escolar, Civismo, Patriotismo

Resumo

O presente artigo analisa as práticas cívico-patrióticas, desenvolvidas no Colégio Triângulo Mineiro de Uberaba (Minas Gerais, Brasil), nas décadas de 1940 e 1950, com foco privilegiado nas festas escolares e nos eventos esportivos. Para abordar essa temática, foram utilizados importantes referenciais teóricos, tais como, Da Matta (1997), Nóbrega (1952), Cândido (2007), Vaz (2007), Souza (2008) e Julia (2001). As fontes utilizadas na investigaçãopertenciam ao Arquivo Público de Uberaba, à Superintendência Regional de Ensino de Uberaba e ao Memorial Mário Palmério. Faz-se uma reflexão sobre a cultura e as práticas escolares, detendo-se nos eventos cívicos e patrióticos, notadamente, as festas escolares. Em seguida, examina-se a forma tomada pelas atividades esportivas e de suas relações com o civismo e o patriotismo. Conclui-se pela observação do alto nível de correspondência entre o ideal cívico-patriótico estatal posto na época com o efetivado no âmbito das práticas escolares no Colégio Triângulo Mineiro.

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Publicado

15-03-2017

Como Citar

Soares, E. A. L., & Gatti, G. C. do V. (2017). A educação para o civismo e o patriotismo no Colégio Triângulo Mineiro de Uberaba (Minas Gerais, Brasil) nas décadas de 1940 e 1950. Revista Educação Em Questão, 55(43), 187–210. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n43ID11812

Edição

Seção

Artigos