Interatividade nas culturas da infância

aproximações, amizade e conflitos entre bebês

Autores

  • Ana Cristina Coll Delgado Universidade Federal de Pelotas
  • Rogério Costa Würdig Universidade Federal de Pelotas
  • Patrícia Pereira Cava Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12197

Palavras-chave:

Bebês. Amizades. Conflitos.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a interatividade entre bebês em uma escola infantil municipal, com ênfase nas suas aproximações, relações de amizade e conflitos. Trata-se de uma investigação qualitativa, inspirada na etnografia com crianças, que utilizou como instrumentos para coleta de dados a observação com notas de campo e filmagens. O quadro teórico sustenta-se em autores que reconhecem os bebês como capazes de compartilhar experiências entre si, especialmente nas formas como se aproximam, criam laços de amizade e resolvem conflitos. Compreendemos a interatividade como construída social e culturalmente, pois, tratar da amizade e dos conflitos, apenas, no âmbito de uma disposição interna seria um contrassenso. A interpretação dos dados confrontou-nos com impressões, vídeos e notas de campo na produção de sentidos. Encontramos certa frequência nos agrupamentos intragênero e o estatuto da popularidade entre alguns bebês. Outro ponto a destacar é que as interações não se mantinham estáveis, provavelmente uma estratégia para manter contatos mais alargados e obter aceitação e participação no grupo.

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Publicado

26-07-2017

Como Citar

Delgado, A. C. C., Würdig, R. C., & Cava, P. P. (2017). Interatividade nas culturas da infância: aproximações, amizade e conflitos entre bebês. Revista Educação Em Questão, 55(44), 144–168. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12197

Edição

Seção

Artigos