Da gramática aos gêneros textuais nos livros de espanhol como língua estrangeira:

ensinabilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14099

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Gêneros textuais, Ensino, Livro didático, Ensino de espanhol

Resumo

Este trabalho atentou para o fato de que apesar das intenções interativas e dos apelos da modernidade linguística e pedagógica, a presença de gêneros textuais como componente principal nos materiais didáticos não garante a efetivação do ensino de uma língua estrangeira. Seguindo os princípios das teorias cognitivas, especificamente da aprendizagem significativa de David Ausubel (1968), começamos com o estudo da gramática como símbolo de uma concepção de ensino que tinha a linguagem formal lapidada pela literatura clássica como objetivo a ser conquistado e seguimos com a análise de uma concepção interativa de linguagem que marca o uso dos gêneros textuais. Analisamos cinco livros nesse texto. Dois que obtiveram grande demanda por um longo período com os quais demonstraremos a evolução do aporte textual e os três  manuais selecionados no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - 2018, e concluímos que o professor, além de seguir um planejamento didático elaborado, deve fazer agregações e descartes nesses e em qualquer tipo de material para que os ajustes interativos que a língua necessita sejam efetivados em aprendizagem.

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Biografia do Autor

Izabel Souza Nascimento, UFRN

Doutora em Línguística Aplicada. Professora associada da UFRN- DLLEM. Investigo formação de professores, Metodologias de ensino, Linguística aplicada, Planos de aula interativos,  Tecnologias no ensno de E/LE, avaliação temática e ténicas de produção oral em língua estrangeira.

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Nascimento, I. S. (2018). Da gramática aos gêneros textuais nos livros de espanhol como língua estrangeira:: ensinabilidades. Revista Educação Em Questão, 56(49). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14099

Edição

Seção

Artigos