Da gramática aos gêneros textuais nos livros de espanhol como língua estrangeira:
ensinabilidades
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14099Palavras-chave:
Língua estrangeira, Gêneros textuais, Ensino, Livro didático, Ensino de espanholResumo
Este trabalho atentou para o fato de que apesar das intenções interativas e dos apelos da modernidade linguística e pedagógica, a presença de gêneros textuais como componente principal nos materiais didáticos não garante a efetivação do ensino de uma língua estrangeira. Seguindo os princípios das teorias cognitivas, especificamente da aprendizagem significativa de David Ausubel (1968), começamos com o estudo da gramática como símbolo de uma concepção de ensino que tinha a linguagem formal lapidada pela literatura clássica como objetivo a ser conquistado e seguimos com a análise de uma concepção interativa de linguagem que marca o uso dos gêneros textuais. Analisamos cinco livros nesse texto. Dois que obtiveram grande demanda por um longo período com os quais demonstraremos a evolução do aporte textual e os três manuais selecionados no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio - 2018, e concluímos que o professor, além de seguir um planejamento didático elaborado, deve fazer agregações e descartes nesses e em qualquer tipo de material para que os ajustes interativos que a língua necessita sejam efetivados em aprendizagem.
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