Comprometimento acadêmico:

variável relevante para o desempenho de alunos de Engenharia em Cálculo I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15381

Palavras-chave:

Engenharia. Cálculo I. Desempenho acadêmico. Postura estudantil.

Resumo

Este artigo, fruto de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo apresentar as concepções de alunos de engenharia sobre os motivos que os levaram a aprovar ou reprovar na disciplina de Cálculo I quando calouros, com vistas a verificar a hipótese de que o comprometimento interfere de forma significativa no desempenho alcançado na disciplina. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho explicativo com abordagem qualitativa, cuja amostra é composta por 17 alunos de Engenharia que cursaram a disciplina de Cálculo I. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e examinados sob a perspectiva da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os relatos estudantis indicam que as posturas adotadas na época foram determinantes para o desempenho obtido em Cálculo I, sugerindo que o comprometimento acadêmico é uma variável relevante no contexto de aprovações ou reprovações na disciplina. Ademais, as narrativas sinalizam outras variáveis, evidenciando a natureza multifatorial implícita no fenômeno das reprovações em Cálculo I.

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Biografia do Autor

Edinéia Zarpelon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa (2016). Especialista em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco. É membro dos grupos de pesquisa em Educação, Ciência e Tecnologia (GPECT) da UTFPR - Câmpus Pato Branco e de Ensino em Engenharia da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa, ambos registrados no Diretório do CNPq.

Luis Mauricio Martins de Resende, UTFPR

Professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atualmente responde pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional. Atua no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, onde coordena o grupo de pesquisa em Engenharia Organizacional e Redes de Empresas - EORE, e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia, onde coordena o grupo de pesquisa em Ensino de Engenharia. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Realizou estágio de pós-doutoramento no centro de pesquisa Maurice Halbwachs - Paris, entidade vinculada à ENS, EHESS e CNRS, em um estudo comparativo no ensino de engenharia na França e no Brasil. Atuou no Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Docência y Emprendedurismo. Participou do comitê acessor do INEP para o ENADE nos anos de 2005, 2008 e 2011 na área das engenharias V. Na UTFPR-PG foi presidente da comissão de implantação dos cursos de engenharia mecânica e engenharia de produção, onde também já atuou como diretor de graduação, coordenador de curso, assessor da direção e coordenador de programa de pós-graduação.

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Publicado

31-01-2019

Como Citar

Zarpelon, E., & Martins de Resende, L. M. (2019). Comprometimento acadêmico:: variável relevante para o desempenho de alunos de Engenharia em Cálculo I. Revista Educação Em Questão, 57(51). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15381

Edição

Seção

Artigos