Compromiso académico:

variable relevante para el desempeño de alumnos de Ingeniería en Cálculo I

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15381

Palabras clave:

Ingeniería. Cálculo I. Rendimiento académico. Postura estudiantil.

Resumen

Este artículo, fruto de una investigación de maestría, tiene como objetivo presentar las concepciones de alumnos de ingeniería sobre los motivos que los llevaron a aprobar o reprobar en la asignatura de Cálculo I cuando estudiantes de primer año, con el fin de verificar la hipótesis de que el compromiso interfiere de forma significativa en el desempeño alcanzado en la asignatura. Se trata de una investigación aplicada, de cuño explicativo con abordaje cualitativo, cuya muestra está compuesta por 17 alumnos de Ingeniería que cursaron la asignatura de Cálculo I. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas semiestructuradas y examinadas bajo la perspectiva del análisis de contenido propuesto por Bardin (2011). Los relatos estudiantiles indican que las posturas adoptadas en la época fueron determinantes para el desempeño obtenido en Cálculo I, sugiriendo que el compromiso académico es una variable relevante en el contexto de aprobaciones o reprobaciones en la asignatura. Además, las narrativas señalan otras variables, evidenciando la naturaleza multifactorial implícita en el fenómeno de las reprobaciones en Cálculo I.

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Biografía del autor/a

Edinéia Zarpelon, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa (2016). Especialista em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco. É membro dos grupos de pesquisa em Educação, Ciência e Tecnologia (GPECT) da UTFPR - Câmpus Pato Branco e de Ensino em Engenharia da UTFPR - Câmpus Ponta Grossa, ambos registrados no Diretório do CNPq.

Luis Mauricio Martins de Resende, UTFPR

Professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atualmente responde pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional. Atua no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, onde coordena o grupo de pesquisa em Engenharia Organizacional e Redes de Empresas - EORE, e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia, onde coordena o grupo de pesquisa em Ensino de Engenharia. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Realizou estágio de pós-doutoramento no centro de pesquisa Maurice Halbwachs - Paris, entidade vinculada à ENS, EHESS e CNRS, em um estudo comparativo no ensino de engenharia na França e no Brasil. Atuou no Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Docência y Emprendedurismo. Participou do comitê acessor do INEP para o ENADE nos anos de 2005, 2008 e 2011 na área das engenharias V. Na UTFPR-PG foi presidente da comissão de implantação dos cursos de engenharia mecânica e engenharia de produção, onde também já atuou como diretor de graduação, coordenador de curso, assessor da direção e coordenador de programa de pós-graduação.

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Publicado

31-01-2019

Cómo citar

Zarpelon, E., & Martins de Resende, L. M. (2019). Compromiso académico:: variable relevante para el desempeño de alumnos de Ingeniería en Cálculo I. Educación En Cuestión, 57(51). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15381