Referencias formativas do Grupo de Estudos Práticas Educativas em Movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15546

Palavras-chave:

Pensamento e práxis de Paulo Freire. Formação de professores. Ações formativas.

Resumo

O Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenado pela professora Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco (1994-2018), desenvolveu ações formativas para a formação de professores nos Estados do Rio Grande do Norte, de São Paulo e do Rio de Janeiro. O presente trabalho analisa as práticas escolares resultantes das referidas ações formativas em conformidade com o pensamento e a práxis pedagógica sistematizada por Paulo Freire. Em termos de conclusão, o estudo identificou os princípios que orientam as ações formativas do GEPEM: o sujeito como ser histórico-social faz parte de uma determinada comunidade; o conhecimento é construído nas relações sociais; e a realidade local é geradora de conteúdo. Ademais, considera a perspectiva freiriana de dialogicidade e de construção coletiva a partir da ação-reflexão-ação e do processo de conscientização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotada Centro de Educação/NEI.

Referências

DELIZOICOV, Demétrio. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal. 1982.Dissertação (Mestrado em Física– Programa de Pós-Graduação em Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.

DELIZOICOV; Demétrio, CASTILHO, Nadir; CUTOLO, Luiz Roberto Agea; ROS, Marco Aurélio da; LIMA, Armênio Matias Corrêa. Sociogênese do conhecimento e pesquisa em ensino: contribuições a partir do referencial fleckiano. Caderno Brasileiro de Ensino de Física,Florianópolis, v. 19, p. 52-69, jun. 2002. (Número Especial).

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências:fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DELIZOICOV, Demétrio. Pesquisa em Ensino de ciências como Ciências Humanas Aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física,Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 145-175, ago. 2004.

FLECK, Ludwik. La génesis y el desarrollo de un hecho científico. Madrid: Alianza Editorial, 1986

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro da pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D`Água, 1998.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. A busca da organização curricular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. São Paulo: PUC/SP, 1999. (Texto submetido ao exame de qualificação do mestrado e ascensão ao doutorado).

SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. 405f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências a partir dos problemas da comunidade. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, 3, 1988, Natal. Anais[...]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1988.

PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Acertando o passo. In: PONTUSCHKA, NidiaNacib (Org.). A ousadia do diálogo: interdisciplinaridade na escola. São Paulo: Loyola, 1993.

PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Educação e escola com movimento: do ensino de ciências á transformação da escola pública. 1994. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida; PAIVA, Irene. Educação e realidade.Natal: SEDIS/UFRN, 2005.

RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida.O ensino de ciências na pré-escola. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 8., 1996, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1996.

RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. A leitura e a escrita no ensino de ciências. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES DE ENSINO DE FÍSICA, 1996, Águas de Lindóia. Textos[...]. Águas de Lindóia, 1996a.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia.São Paulo: Cortez, 1995.

Publicado

09-05-2019

Como Citar

Rêgo, M. C. F. D. (2019). Referencias formativas do Grupo de Estudos Práticas Educativas em Movimento. Revista Educação Em Questão, 57(51). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15546

Edição

Seção

Artigos