Trabalho e Pedagogia

Autores

  • Wojciech Andrzej Kulesza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID16074

Palavras-chave:

Educação profissional. Ensino técnico. Ensino médio. Política educacional.

Resumo

Neste artigo, procura-se analisar o desdobramento histórico da chamada “escola do trabalho” a partir de sua implantação pioneira na Rússia revolucionária, identificando suas relações com a pedagogia ocidental e suas apropriações pela educação brasileira. Relacionando a concepção geral de que o trabalho deve ser contemplado pela escola com o desenvolvimento industrial europeu, percebe-se claramente a vinculação dessa ideia com o aparecimento do movimento renovador na educação a partir da segunda metade do século XIX. As consequências pedagógicas derivadas da inclusão do trabalho como princípio educativo, sintetizado pela fórmula do “aprender fazendo”, estão presentes nas principais tendências pedagógicas contemporâneas, influindo decisivamente na formulação do currículo escolar. Focalizando especificamente a educação básica, identificam-se diversas metodologias do ensino inspiradas por essa orientação que figuram na prática escolar. Por fim, as racionalizações teóricas desenvolvidas são aplicadas para analisar a situação atual da relação entre trabalho e educação na escola secundária brasileira.

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Publicado

31-01-2019

Como Citar

Kulesza, W. A. (2019). Trabalho e Pedagogia. Revista Educação Em Questão, 57(51). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID16074

Edição

Seção

Artigos