O desempenho dos estudantes do curso de Matemática de uma instituição pública de educação superior
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17053Palavras-chave:
Desempenho acadêmico. Matemática. Educação superior. Universidade Federal de Goiás.Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar o desempenho dos estudantes dos cursos de Matemática ? licenciatura e bacharelado ? da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia, que ingressaram em 2014, ao longo do período regular para integralização do curso, que é de oito semestres. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, com consulta aos históricos escolares dos estudantes. E, considerando os dados obtidos, foi feita uma análise de três principais indicadores, quais sejam: média global, desempenho nas disciplinas específicas de cada modalidade, e desempenho nas quatro disciplinas com pior rendimento acadêmico. No mais, foi realizada pesquisa bibliográfica, especialmente sobre sucesso, fracasso escolar e reprovação, o que serviu de subsídio para a análise dos dados. Como resultado, este estudo mostrou um superior desempenho dos estudantes do bacharelado, que, mesmo tendo decrescido sua média global durante o curso, apresentaram resultados superiores aos da licenciatura na maior parte do período analisado.
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