Aspectos da política de formação continuada de professores implementada pelos CEFAPROs de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID17336

Palavras-chave:

Mato Grosso. Educação Básica. Formação Continuada. CEFAPRO.

Resumo

O artigo publiciza resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que analisou, de forma interpretativa, a política de formação continuada ofertada aos professores, pela via dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPROs) de Mato Grosso, nos últimos dez anos. Para tanto, investigou-se se o trabalho realizado pelos Centros foi reconhecido pelos docentes, como também, se as propostas formativas atenderam as demandas de formação continuada destes. Concluiu-se que os diferentes e contraditórios dilemas e perspectivas apontados pelos professores são inúmeros.  As informações retrataram um contexto adverso e conflituoso. Contudo, a conjuntura analisada, dentre outros aspectos, reedita que a oferta de formação continuada, necessariamente pauta-se nas reflexões das ações realizadas pelos professores no interior das salas de aulas. Apreende-se, portanto, que os professores precisam ter autonomia para planejarem a formação em atenção às suas demandas formativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/2002). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2013). Estágio Científico Avançado no Âmbito de Doutoramento na Universidade do Minho em Braga (2012). Pós-doutorado, Programa Nacional de Pós-doutorado em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis (2016). Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (2005), câmpus de Juara, Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Sinop e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Univeisidade do Estado de Mato Grosso, câmpus de Cáceres. Experiência em docência na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental (Alfabetização), Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores Inicial e Continuada. Orientação Acadêmica (UFMT/NEAD). Pesquisadora de políticas públicas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Formação Inicial e Continuada de Professores. Atua nos seguintes temas: Alfabetização, letramentos e suas práticas sociais; políticas públicas educacionais, formação inicial e continuada de professores. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEFOPE) da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Albina Pereira de Pinho Silva, SILVA, Universidade do Estado de Mato Grosso

Profa. Dra. Albina Pereira de Pinho Silva

Universidade do Estado de Mato Grosso (Brasil)

Faculdade de Educação e Linguagem, Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação  em Letras e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Letras, Câmpus de Sinop

Vice-líder do Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEFOPE/CNPq)

   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5139-9299

E-mail: albina@unemat.br

Cleuza Regina Balan Taborda, Taborda, Universidade do Estado de Mato Grosso

Profa. Me. Cleuza Regina Balan Taborda

Universidade do Estado de Mato Grosso (Brasil),

Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Pedagogia, campus de Juara

Integrante do Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEFOPE/CNPq)

 https://orcid.org/0000-0001-7375-6093

E-mail: cbalan@unemat.br

Referências

BRASIL. Lei No 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF v. 134, n. 248, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Rede nacional de formação continuada de professores de Educação Básica: orientações gerais. Brasília: A Secretaria, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015, 16 p.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. Ed. Cortez: SP, 2002.

ESTRELA, Maria Tereza. A formação contínua entre a teoria e a prática. In: FERREIRA, Naura S. C. (Org.). Formação continuada e gestão da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006. Cap. 2, p. 43-64.

FAVRETTO, Ivone de Oliveira Guimarães. A formação continuada dos professores em exercício nas escolas públicas de Rondonópolis-MT: uma investigação sobre as instâncias Formadoras. Dissertação de Mestra¬do. Instituto de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: UFMT/IE, 2006.

FIDALGO, Fernando; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; FIDALGO, Nara Luciene Rocha. Trabalho docente, formação continuada e tecnologias. In: (Orgs.). A intensificação do trabalho docente: tecnologias e produtividade. Campinas, SP: Papirus, 2009. Cap. V, p. 135-160.

FRIGOTTO, Galdêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 9 ed. – São Paulo: Cortez, 2010.

GOODSON, Ivor Freferick. Currículo, narrativa e o futuro social. Tradução Eurize Caldas Pessanha e Marta Banducci Rahe. In: Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 35 maio/ago. 2007.

______. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

IANNI, Octavio. A sociedade global. 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010a.

______. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010b.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

LIMA, Licínio. Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na “sociedade da aprendizagem”. São Paulo: Cortez, 2012.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para mudança educativa. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.

MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/MT. CEFAPROs e NTEs. Disponível em: <http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=79>. Acesso em: 08 jun. 2012.

_______. Programa de formação continuada sala de professor. SUFP/SEDUC/MT. Cuiabá. 2003.

_______ . Política de formação dos profissionais da Educação Básica de Mato Grosso: formação em rede entrelaçando saberes. Cuiabá, MT: SUFP/SEDUC/MT, 2011.

MELLO, Ângela Rita Christofolo de. Uma política educacional para jovens e adultos em Mato Grosso: adaptabilidade e conformação social. 1 ed. Cuiabá: Ed UFMT, 2018.

MÉSZÁROS, István. Education beyond capital. A educação para além do Capital. Trad. Tavares, Isa. São Paulo: Boitempo, 2005.

MOROSINI, Marilia Costa. Qualidade na educação superior: tendências do século. Rev. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009.

NÓVOA, António. O regresso dos professores. Pinhais: Editora Melo, 2011.

_______. Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SILVA, Albina Pereira de Pinho. Formação continuada de professores para o projeto UCA: análise dos processos formativos prescritos, vivenciados e narrados. 330 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

VAILLANT, Denise; GARCIA, Carlos Marcelo. Las tareas del formador. Málaga. Ediciones Aljibe, 2001.

Publicado

20-12-2019

Como Citar

Mello, A. R. C. de, Silva, A. P. de P., & Taborda, C. R. B. (2019). Aspectos da política de formação continuada de professores implementada pelos CEFAPROs de Mato Grosso . Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID17336

Edição

Seção

Artigos