O que dizem os professores indígenas Tembé sobre a educação escolar e o futuro da aldeia:

um estudo sobre as suas representações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID17728

Palavras-chave:

Educação escolar indígena. Identidade. Representações sociais. Futuro.

Resumo

O presente estudo compõe parte da pesquisa realizada com professores indígenas Tembé, na Terra Indígena do Alto Rio Guamá. Neste artigo, analisamos o que dizem os professores Tembé sobre a educação escolar de seu povo e as implicações para o futuro da aldeia. Para tanto, utilizamos a teoria das representações sociais (TRS) na perspectiva de Moscovici. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista narrativa e a seleção dos sujeitos e obedeceu a critérios previamente definidos. O tratamento e a análise dos dados seguiram as referências da TRS, assim, recorremos ao agrupamento dos dados pelas unidades de sentidos e a elaboração de temáticas correspondentes. Dentre os resultados, destacamos que as representações sociais de professores Tembé sobre a educação escolar de seu povo são objetivadas e ancoradas em grande medida em um currículo escolar voltado para não-indígenas. Desta forma, o futuro se encontra ameaçado, sobretudo, quanto à língua materna e aos ritos tradicionais indígenas.

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Biografia do Autor

Glauber Ranieri Martins da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará, UFPA; Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará, UFPA (2010); Especialista em Gestão Escolar pela Universidade da Amazônia, UNAMA/EGPA (2008); Graduação em Geografia, UFPA (2006); Graduação em Pedagogia, UFPA (2002). Atuou como Professor Colaborador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); e atualmente é Professor Classe III da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA); Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria do Pará (SEMED/PMSMPA); Professor do Núcleo de Formação Intercultural Indígena da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia – GEPERUAZ, e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Representações Sociais e Educação - GEPJURSE.

Ivany Pinto Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1984-1985), graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1978). Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado (2011) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente é consultoria ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e do INEP. Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas. Membro da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Juventude, Representações Sociais e Educação - GEPJURSE.

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Publicado

29-11-2019

Como Citar

Martins da Silva, G. R. ., & Nascimento, I. P. (2019). O que dizem os professores indígenas Tembé sobre a educação escolar e o futuro da aldeia:: um estudo sobre as suas representações. Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID17728

Edição

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Artigos