Ensino de gramática:
saberes e práticas mobilizados por um professor de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18043Palavras-chave:
Ensino de gramática. Saberes docentes. Ação docente. Livro didático.Resumo
O artigo resulta de uma pesquisa que analisou os saberes e as práticas mobilizadas por um professor de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental ao ensinar gramática/análise linguística. Apoiamo-nos, por um lado, em discussões sobre o ensino de gramática/análise linguística e, por outro, em reflexões referentes aos saberes e às ações docentes. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido por meio do uso dos seguintes procedimentos: seção de grupo focal, observação em sala de aula e entrevistas. Os dados analisados apontaram que as ações do professor observado ao ensinar gramática parecem ter recebido influência de suas experiências como aluno da Educação Básica e de experiências vividas no exercício da ação docente, que assumiam um peso maior que os conhecimentos das novas orientações para o ensino gramática a que teve acesso. Quanto ao uso do livro didático, o professor não se sujeitava ao que era apresentado, mas produzia encaminhamentos diferentes.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições, 2011.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano. Tradução Ephrain Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1998.
CHARTIER, Anne-Marie. Ação Docente: entre saberes práticos e saberes teóricos. In: CHARTIER, Anne-Marie.
Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Tradução Flávia Sarti e Teresa Van Acker. Belo Horizonte: Autêntica/Ceale, 2007.
MENDONÇA, Marcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia; KLEIMAN, Angela (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MORAIS, Artur Gomes de. Monstro à solta ou... “Análise Linguística” na escola: apropriações de professoras das séries iniciais ante as novas prescrições para o ensino de “Gramática”. Anais da 25ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu: ANPEd, 2002.
MORAIS, Artur Gomes de; SILVA, Alexsandro. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: LEAL, Telma Ferraz. F; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
PEDRO. Entrevista. Caruaru (Pernambuco), 15 dez. 2016.
PEDRO. Grupo focal. Caruaru (Pernambuco), 22 ago. 2016.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
TARDIFF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 73, dez. 2000.
TENÓRIO, Fabiana Júlia de Araújo. Ensino de gramática de análise linguística: mudanças e permanências nas práticas de ensino de língua portuguesa. 154f. Dissertação. (Mestrado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2013.
TENÓRIO, Fabiana Júlia de Araújo; SILVA, Alexsandro. Reflexões sobre os saberes mobilizados por professores de língua portuguesa: um caminho para compreensão das práticas de ensino. In: ABRANCHES, Ana de Fátima Pereira de Sousa; LINS, Carla Patrícia Acioli; FERNANDES, Verônica Soares (Org.). Pesquisa e educação na contemporaneidade: perspectivas teórico metodológicas. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.