Ensino de gramática:

saberes e práticas mobilizados por um professor de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18043

Palavras-chave:

Ensino de gramática. Saberes docentes. Ação docente. Livro didático.

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa que analisou os saberes e as práticas mobilizadas por um professor de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental ao ensinar gramática/análise linguística. Apoiamo-nos, por um lado, em discussões sobre o ensino de gramática/análise linguística e, por outro, em reflexões referentes aos saberes e às ações docentes. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido por meio do uso dos seguintes procedimentos: seção de grupo focal, observação em sala de aula e entrevistas. Os dados analisados apontaram que as ações do professor observado ao ensinar gramática parecem ter recebido influência de suas experiências como aluno da Educação Básica e de experiências vividas no exercício da ação docente, que assumiam um peso maior que os conhecimentos das novas orientações para o ensino gramática a que teve acesso. Quanto ao uso do livro didático, o professor não se sujeitava ao que era apresentado, mas produzia encaminhamentos diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Silva Sales, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

  Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE/CAA (2017), pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua portuguesa e Literatura, graduada em Letras- Inglês pela Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru (2010). É professora efetiva de língua portuguesa do EREM Nicanor Souto Maior. Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, ao estudo de temas relativos ao ensino de língua portuguesa, aos saberes e práticas docentes.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições, 2011.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano. Tradução Ephrain Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHARTIER, Anne-Marie. Ação Docente: entre saberes práticos e saberes teóricos. In: CHARTIER, Anne-Marie.

Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Tradução Flávia Sarti e Teresa Van Acker. Belo Horizonte: Autêntica/Ceale, 2007.

MENDONÇA, Marcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia; KLEIMAN, Angela (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MORAIS, Artur Gomes de. Monstro à solta ou... “Análise Linguística” na escola: apropriações de professoras das séries iniciais ante as novas prescrições para o ensino de “Gramática”. Anais da 25ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu: ANPEd, 2002.

MORAIS, Artur Gomes de; SILVA, Alexsandro. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: LEAL, Telma Ferraz. F; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

PEDRO. Entrevista. Caruaru (Pernambuco), 15 dez. 2016.

PEDRO. Grupo focal. Caruaru (Pernambuco), 22 ago. 2016.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

TARDIFF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 73, dez. 2000.

TENÓRIO, Fabiana Júlia de Araújo. Ensino de gramática de análise linguística: mudanças e permanências nas práticas de ensino de língua portuguesa. 154f. Dissertação. (Mestrado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2013.

TENÓRIO, Fabiana Júlia de Araújo; SILVA, Alexsandro. Reflexões sobre os saberes mobilizados por professores de língua portuguesa: um caminho para compreensão das práticas de ensino. In: ABRANCHES, Ana de Fátima Pereira de Sousa; LINS, Carla Patrícia Acioli; FERNANDES, Verônica Soares (Org.). Pesquisa e educação na contemporaneidade: perspectivas teórico metodológicas. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2014.

Publicado

29-11-2019

Como Citar

Sales, R. S., & Silva, A. da. (2019). Ensino de gramática: : saberes e práticas mobilizados por um professor de língua portuguesa . Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18043

Edição

Seção

Artigos