A educação rural concebida por Renato Sêneca Fleury em meados da década de 1930
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18235Palavras-chave:
Educação rural. História da educação. Cartilha de alfabetização. Escola Nova no campo.Resumo
O artigo estuda a concepção de educação rural formulada por Renato Sêneca Fleury em meados da década de 1930. Este autor de vasta obra didática não via contradições entre a educação escolarizada no campo e os princípios de educação ativa da Escola Nova. Assim, a sua abordagem constitui-se como possibilidade interpretativa de uma Escola Nova rural. É objetivo do atual estudo compreender como formulações educacionais envolvendo o homem do campo tiveram em Renato Fleury uma concepção alternativa para a educação rural brasileira. Os procedimentos metodológicos utilizados privilegiaram a análise de sua principal obra teórica sobre o tema, o livro Educação rural, de 1936. Com propósitos ilustrativos, o artigo exemplifica como isto ocorreu em partes do instrumento de letramento publicado por ele em 1935, o livro Na roça: cartilha rural para alfabetização rápida. Os textos de outros autores que estudaram a produção de Renato Fleury subsidiaram a análise aqui executada.
Downloads
Referências
AGUAYO, Alfredo Miguel. Didática da Escola Nova. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1935.
BRASIL. Conferências Internacionais de Instrução Pública: recomendações (1934-1963). Rio de Janeiro: MEC/INEP, 1965.
BIBLIOGRAFIA PEDAGÓGICA. Revista do Professor, São Paulo, v. 3, n. 16, set. 1936.
FLEURY, Renato Sêneca. Quadros para o ensino intuitivo. São Paulo: Melhoramentos. 1920.
FLEURY, Renato Sêneca. Educação rural. São Paulo: Melhoramentos, 1936.
FLEURY, Renato Sêneca. Proezas na roça. São Paulo: Melhoramentos, 1953.
FLEURY, Renato Sêneca. Na roça: cartilha rural para alfabetização rápida. 123ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 1955. A primeira edição é de 1935. As obras do Renato Fleury publicadas em 1936 e 1955 encontram-se no acervo da biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
GARCIA, Elenira Martins Sanches. A educação do homem do campo (1920-1940). Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba/SP, 2006.
MENDONÇA, Sonia Regina de. Conflitos intraestatais e políticas de educação agrícola no Brasil (1930-1950). Tempos Históricos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 243-266, jan./junho 2007.
MESSENBERG, Cyntia Grizzo. A série Na roça, de Renato Sêneca Fleury, na história do ensino da leitura no Brasil. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESP, Marília/SP, 2012.
RIOS, Fernando. Relatório da Delegacia Regional do Ensino de Itapetininga. São Paulo: Diretoria do Ensino do Estado de São Paulo, 1936. Disponível em <http://200.144.6.120/uploads/acervo/periodicos/relatorios_educacao/RDRIT1936.pdf>. Acessado em 11/06/2019.
TOLEDO, João. Educação brasileira. São Paulo: Imprensa Metodista, 1925.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.