Culturas Populares, Educação e Descolonização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18279

Palavras-chave:

Culturas populares. Educação, Pensamento decolonial. Capoeira.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo dar continuidade às discussões que venho fazendo a partir de publicações anteriores sobre culturas populares na contemporaneidade, utilizando o referencial teórico dos Estudos Culturais e do Pensamento Decolonial. Busco aqui, por um lado, ampliar a reflexão sobre as relações entre culturas populares e processos de educação, e por outro, estabelecer nexos entre culturas populares e a formulação de uma ação política decolonial que vem ganhando destaque nos últimos anos na América Latina. O exemplo da capoeira, enquanto prática decolonial, aqui abordado, revela os sujeitos protagonistas das culturas populares, enquanto importantes agentes políticos da descolonização em diálogo com a educação. O argumento que pretendo defender é que as culturas populares podem ser compreendidas, também, como práticas de descolonização, aqui descritas enquanto resistência, conscientização e educação libertadora para aqueles que buscam fortalecer esse projeto decolonial em construção.

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Biografia do Autor

Pedro Rodolpho Jungers Abib, UFBA

Pós-Doutor em Estudos Lusófonos pela Universidade Nanterre La Defense-Paris X (2014) e Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (2009), doutor em Ciências Sociais aplicadas à Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1997). Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa GRIÔ: "Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação", ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Identidade e Cultura Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: capoeira, samba, memória, identidade, arte-educação e educação não-formal. É capoeirista discípulo do mestre João Pequeno de Pastinha desde o início da década de 1990, autor de diversos livros sobre o tema. É também músico/compositor na área do samba, além de atuar artisticamente com produções na área do cinema, premiadas em festivais nacionais e internacionais.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Rodolpho Jungers Abib, P. (2019). Culturas Populares, Educação e Descolonização. Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18279

Edição

Seção

Artigos