Racismo na educação escolar

discursos que ferem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18289

Palavras-chave:

Educação. Linguagem. Racismo. Sujeito negro.

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar e refletir acerca do sujeito negro e a sua relação com o saber escolar. Para tanto, escolhemos, como ponto de partida, o texto literário Lembrança das lições (1996), do autor negro Cuti, Luiz Silva, para servir como elemento deflagrador dessa problemática, já que esse texto literário materializa para a ficção os dramas comumente vivenciados pela população negra nas escolas. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, pretendemos discutir sobre o modo como o negro é representado nas mídias e ambientes escolares e o impacto dessas representações na forma como ele enxerga a sua condição e, consequentemente, no modo como se relaciona com o saber escolar. No decorrer de nossa investigação pudemos constatar que muitos discursos, com ampla difusão em diversas mídias e no próprio âmbito escolar, podem propiciar a perpetuação do racismo de cor, de modo que suas consequências na vida de um sujeito negro podem, e geralmente são, como exposto no texto supracitado, ser devastadoras.

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Biografia do Autor

Gabriel Gustavo Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Estudante de Letras Português e Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Bolsista PIBIC (2018-2019) pela Fundação Araucária e integrante do grupo de pesquisa Preservação dos Bens Culturais: História, Memória Identidades e Educação, CJ. E-mail: gabrielsantosps50@gmail.com.

Rosiney Aparecida Lopes do Vale, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Educação (UNESP/Marília). Professora do curso de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

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Publicado

29-11-2019

Como Citar

Santos, G. G., & Aparecida Lopes do Vale, R. (2019). Racismo na educação escolar: discursos que ferem. Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18289

Edição

Seção

Artigos