Formação democrática de diretores(as) de escola no município de São Paulo (2013-2016)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID18506Palavras-chave:
Ações formativas, Diretores(as) de escola, Democracia, Secretaria Municipal de Educação de São PauloResumo
O propósito do artigo é analisar ações formativas destinadas a diretores(as) de escola em exercício na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, entre 2013 e 2016, para identificar seus fundamentos e objetivos. Tratando-se de uma administração do Partido dos Trabalhadores (PT), a hipótese foi a de que as ações teriam como base os princípios da autonomia e da participação no escopo da gestão democrática e seus objetivos seriam subsidiar e apoiar práticas democráticas nas escolas. A metodologia foi qualitativa e exploratória, tendo como procedimento a análise documental. Os dados foram levantados em documentos relativos às ações, que foram analisadas em seus objetivos, conteúdos e metodologias. Para tanto foram pesquisados documentos disponíveis na Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista, além dos publicados no sítio da SME/SP. Foram encontradas evidências de que as ações formativas tinham base na democracia, objetivando a oferta de educação emancipatória, portanto, de qualidade social.
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