The Body in the Scene: (Co) Possibilities with Inclusive Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18925

Palavras-chave:

Corpo. Inclusão. Crianças. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo apresentar uma proposta de intervenção docente tendo o corpo como eixo estruturante em uma perspectiva inclusiva. Assim, assumimos os princípios da pesquisa qualitativa, pelo viés da pesquisa-ação colaborativa, ancorada nos fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. O itinerário da pesquisa se efetivou através da realização de 08 oficinas pedagógicas, que possibilitaram vivências coletivas, co-produção de saberes, reelaboração de conceitos e de práticas docentes, partindo da ação-reflexão do fazer pedagógico. Com a pesquisa, procuramos desmistificar a dimensão de que somos apenas um corpo físico e biológico em que a deficiência vem a frente do sujeito, assim, enveredamos pela concepção de um corpo como resultado das interações entre o biológico e o cultural, o vivido e o sentido, constituindo toda a existência e vivência de afetos, valores, histórias, cultura que são marcadas através de nossas experiências ancoradas no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Maria Pinheiro Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte /UFRN (2004) . Foi Professora da Rede Pública Municipal da Prefeitura do Natal, vinculada a Secretaria Municipal de Educação/SME/NATAL (2004-2018), atuando na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental, na Coordenação e Direção Pedagógica de CMEI. Atuou como Suporte Pedagógico pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC-RN), no Ensino Médio (2016-2018). Atualmente é professora efetiva do Núcleo de Educação da Infância/NEI/CAp/UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC/UFRN), na Linha de Pesquisa Corpo, Cultura de Movimento e Inclusão. Estuda as seguintes áreas: Educação da infância, Corpo e Cultura do Movimento, Processo de Inclusão da criança com Deficiência, Inclusão Escolar, Interação e Aprendizagem, Ludicidade e Afetividade na infância.

Maria Aparecida Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professora Associada I (DE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte locada no Departamento de Educação Física e membro efetivo dos seguintes grupos de pesquisa: GEPEC - Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento - UFRN, coordenando a linha de pesquisa Corpo, Cultura de Movimento e Inclusão e GETS - Grupo de Pesquisa Gestão, Educação, Trabalho e Saúde - UFRN; Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/UFRN) vinculada a Linha de Pesquisa Educação e Inclusão Social em Contextos Escolares e Não Escolares, professora do Mestrado Profissional em Educação Física/UFRN em Rede e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física(PPGEF)/UFRN. Coordenadora do PIBID Educação Física/UFRN- 2012/2013, 2014/2018. Chefe do Departamento de Educação Física/UFRN, Biênio 2017/2019. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, Educação Inclusiva, Educação a Distância, Didática e Educação Física. 

Referências

BARDIN, Laurence. Content analysis. Translation Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BLACK. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 16 mai.2018.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Qualitative research in education: an introduction to the theory of methods. Translators Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos and Telmo Mourinho Baptista. Porto Publisher: Portugal, 1994.

BROWN. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 30 mai.2018.

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean Jacques; VIGARELLO, Georges (Org.). History of the body. The mutations of the look: the twentieth century. Petrópolis: Vozes, v. 3. 2008.

DARK GREEN. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 02 mar.2018.

DINIZ, Deborah. What is deficiency. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CARNEIRO, Relena Urei Carbone. Inclusive Education in Early Childhood Education. Educational Práxis Magazine. v.8, n.12, p.81-95, jan./ jun. 2015.

CINTRA, Rosana Carla; OLIVEIRA, Allyne Nunes de; VEIGA, Elaine Cristina. The contributions of the playful in the development process of children with Down Syndrome in Early Childhood Education. Revista Horizontes, v.33, n.2, p.159-166. Jul./ Dec. 2015.

FOUCAULT, Michel. The freaks. São Paulo: Martins Fontes, 200.

GAIO, Roberta. Beyond the deficient body: life stories. São Paulo: Fontoura, 2006.

GAYA, Adroaldo. The re-creation of the body: by a pedagogy of complexity. Journal of Sociology. Porto Alegre, v.8, n.15, p.250-278, jan. / jun. 2006.

GOELLNER, Silvana. The cultural production of the body. In: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. Body, gender and sexuality: a contemporary debate in education. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Collaborative Research: research, training and knowledge production. Brasília: Líber, 2008.

LIGHT-BLUE. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 16 mai.2018.

LIGHT-GREEN. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 02 mar.2018.

LIGHT-GREEN. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 23 mar.2018.

LIGHT-GREEN. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 16 mai.2018.

LIGHT-GREEN. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 30 mai.2018.

LIGHT-PINK. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 16 mai.2018.

LIGHT-PINK. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 23 mar.2018.

LIGHT PINK. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 30 mai.2018.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Phenomenology of perception. Trad. Carlos Alberto R. de Moura. 2nd ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Psychology and Pedagogy of the child: course of the Sourbone. (1949-1952). Translation Ivone Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza; ARAÚJO, Allyson Carvalho; DIAS, Maria Aparecida; MELO, José Pereira. Reflections on the body, health and disease in Merleau-Ponty: implications for inclusive practices. Home. Porto Alegre, v.20, n.4, p.1587-1609, Oct. / Dec. 2014.

NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. What is the place of the body in education: notes about knowledge, cognitive processes and curriculum. Education and Society. Campinas, vol. 26, n. 91, p. 599-615, May./Aug. 2005.

OLIVEIRA, Maria Marly de. How to do qualitative research. Petrópolis: Vozes, 2016.

ORANGE. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 02 mar. 2018.

PIMENTEL, Susana Couto. Living with Down Syndrome in an inclusive school: pedagogical mediation and concept formation. Petrópolis: Vozes, 2012.

PINK. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 23 mar. 2018.

PORTO, Eline; GAIO, Roberta. Physical Education and Pedagogy of the Movement: possibilities of the body in dialogue with the differences. In: DE

MARCO, Ademir (Org). Physical Education: culture and society. Campinas: Papirus, 2006.

RED. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 02 mar. 2018.

SILVA, Willian Vagner da. The corporal movement of Early Childhood Education. (Federal University of São João Del-REI). 2011, 145f. Dissertation. (Master in Educacion), Graduate Program in Education, Federal University of São João Del-REI, São João Del-Rei, 2011.

TEIXEIRA, Ana Carolina. Deficiency on the scene: the body deficient between creations and subversions. The Mosaic. Journal of Research in Arts. Curitiba, n. 3, p.1-9, jan./ june. 2010.

YELLOW. Entrevista. Rio Grande do Norte (Natal), 23 mar.2018.

Publicado

20-12-2019

Como Citar

Maria Pinheiro Peixoto, S., & Aparecida Dias, M. . (2019). The Body in the Scene: (Co) Possibilities with Inclusive Education. Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18925

Edição

Seção

Artigos