Reflexões iniciais sobre a prática colaborativa e a educação especial
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55ID18936Palavras-chave:
Colaboração. Educação especial. Prática colaborativa. Inclusão escolar.Resumo
A colaboração entre o professor de sala de aula regular e o da educação especial revela-se como uma das práticas essenciais para garantir o direito à educação ao grupo de alunos público-alvo da educação no movimento de inclusão escolar. Nessa direção, esse trabalho visa a fortalecer a discussão no Brasil a respeito da colaboração docente via de sua problematização. Realiza um ensaio crítico a fim de evidenciar o termo em estudos internacionais que indicam sua origem e sua vinculação epistemológica. Por conseguinte, o texto aborda as seguintes temáticas: terminologia e conceituação; ensino em equipe; colaboração na educação especial; consulta escolar colaborativa; e coensino e ensino colaborativo. Ao final, observa que os diversos modelos de colaboração parecem estar alinhados ao conceito utilizado pelas organizações/empresas, com o intituito de resolver problemas correspondestes ao modo de produção capitalista e atingir a eficácia do processo de ensino.
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