Percepções de estudantes de Pedagogia ao atuarem como estagiárias com crianças com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID19801

Palavras-chave:

inclusión; pasantía remunerada; formación inicial; Pedagogía.

Resumo

Este artigo trata-se dos resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento em Educação, que busca identificar os desafios da iniciação docente de estudantes universitários que ingressam no curso de licenciatura de Pedagogia e, logo nos primeiros semestres de formação, são contratados pelos sistemas municipais de ensino para o acompanhamento de crianças com deficiência. A produção de dados para a pesquisa se deu a partir da escrita de memoriais de formação de três estudantes universitárias do curso de Pedagogia, na perspectiva da escrita de si como possibilidade de reflexão da formação e da iniciação docente, bem como de entrevistas narrativas concedidas por elas. As experiências no estágio remunerado proporcionaram vivências que trouxeram inúmeras contribuições à formação das estudantes no que se refere ao impacto com a realidade, o afeto com a criança de inclusão e o seu desenvolvimento, e as frustrações, as aprendizagens e os limites de ser professora.

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Biografia do Autor

Renata Bernardo, Universidade São Francisco

Pós- doutora em Educação pela Universidade São Francisco (2019). Doutora em Educação, USF(2015). Mestre em Educação USF(2008). Licenciada em Pedagogia USF (2005). Licenciada em História pela Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista, FESB (1997). Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica (RP) vinculado ao Curso de Pedagogia da USF, Campus Bragança Paulista(2018-2019; 2020-2022). Professora nos Cursos de Pedagogia e Psicologia. Membro Comitê de Ética USF (2019). Bolsista CAPES/RP (2018-2022). Assessora Programa Chave ligado a Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão - PROEPE/USF (2020). Líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Tecnologia e Inovação (GPETI). Pesquisadora de temas relacionados à trajetória de formação e profissional de professores; narrativas e histórias de vida docente.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Realizou estágio de pós-doutoramento junto ao PPGE da UFRN no campo dos estudos biográficos, sob supervisão da Profa. Dra. Maria da Conceição Passeggi. Atualmente é docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (linha de pesquisa Formação de professores, trabalho docente e práticas educativas) e ao curso de Pedagogia.

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Publicado

08-06-2022

Como Citar

Bernardo, R., & Mendes Nacarato, A. (2022). Percepções de estudantes de Pedagogia ao atuarem como estagiárias com crianças com deficiência. Revista Educação Em Questão, 60(63). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID19801

Edição

Seção

Artigos