Percepções de estudantes de Pedagogia ao atuarem como estagiárias com crianças com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID19801Palavras-chave:
inclusión; pasantía remunerada; formación inicial; Pedagogía.Resumo
Este artigo trata-se dos resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento em Educação, que busca identificar os desafios da iniciação docente de estudantes universitários que ingressam no curso de licenciatura de Pedagogia e, logo nos primeiros semestres de formação, são contratados pelos sistemas municipais de ensino para o acompanhamento de crianças com deficiência. A produção de dados para a pesquisa se deu a partir da escrita de memoriais de formação de três estudantes universitárias do curso de Pedagogia, na perspectiva da escrita de si como possibilidade de reflexão da formação e da iniciação docente, bem como de entrevistas narrativas concedidas por elas. As experiências no estágio remunerado proporcionaram vivências que trouxeram inúmeras contribuições à formação das estudantes no que se refere ao impacto com a realidade, o afeto com a criança de inclusão e o seu desenvolvimento, e as frustrações, as aprendizagens e os limites de ser professora.
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