Raciocínio proporcional na matemática escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID20024

Palavras-chave:

Memorização na matemática. Anos finais do ensino fundamental. Ensino de matemática. Educação matemática.

Resumo

Este artigo objetiva discutir a relevância do raciocínio na matemática escolar e os elementos necessários a uma atividade que privilegie o raciocínio proporcional. Para tanto, discutimos o lugar de destaque da sequência “definição ? exemplos ? exercícios” na matemática escolar. Historicamente, a memorização tem sido valorizada no cenário educacional brasileiro e tem roubado do raciocínio o papel de protagonista. Abordamos a relevância do raciocínio proporcional na matemática escolar, direcionando a discussão para o processo de elaboração de uma atividade que o estimule, com base nos pressupostos da metodologia qualitativa de pesquisa. As conclusões indicam que os elementos necessários para estimular o raciocínio proporcional são: formular atividades intencionais, com foco no raciocínio qualitativo; elaborar questões pautadas na estrutura multiplicativa; privilegiar situações relativas ao cotidiano, com caráter transdisciplinar; propor uma visão abrangente e integrada das vertentes da matemática utilizando tecnologias digitais em uma perspectiva intradisciplinar.

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Biografia do Autor

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Viçosa - MG. Mestre (2012) e Doutora (2016) em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP-Rio Claro. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ (2009). Têm desenvolvido pesquisas abordando os temas: Tecnologias Digitais, Formação Continuada de Professores de Matemática, GeoGebra, Padrões Fractais, Generalização de Conteúdos Matemáticos, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Intradisciplinaridade Matemática e Raciocínio Proporcional. Possui experiência profissional, como Docente Adjunta e Diretora da Faculdade de Ciências na Universidade Federal do Pará - Campus Salinópolis e como professora de Matemática da Educação Básica, nas redes pública e privada dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro nas modalidades regular e EJA. Membro do "GEFOPE - Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Práticas Educacionais - UNEMAT", do "GEPEMUV - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade de Viçosa - UFV" e do "Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação - GATE - UFV".

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Publicado

03-09-2020

Como Citar

Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, R., & Maltempi, M. V. . (2020). Raciocínio proporcional na matemática escolar. Revista Educação Em Questão, 58(57). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID20024

Edição

Seção

Artigos