Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21565

Palavras-chave:

Inclusão. Mídia. Governamento. Modos de subjetivação.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir como alguns programas midiáticos operam modos de subjetivação para conduzir a conduta dos sujeitos telespectadores em relação às pessoas com deficiência. O material de análise é parte de um acompanhamento de dois programas televisivos, Encontro com Fátima Bernardes e Esporte Espetacular, que foram analisados por um ano, totalizando 31 edições. Neste trabalho, abordamos 7 edições. A análise tem por base os estudos foucaultianos em educação e, dentro do seu arcabouço teórico, escolhemos os conceitos-ferramentas de governamento e modos de subjetivação. Destacamos que a mídia exerce uma condução de juízos dos telespectadores, operando modos de subjetivação por intermédio da participação de pessoas com deficiência. Uma participação que não é desinteressada, mas está conectada à compreensão da pessoa com deficiência como aquela capaz de se superar constantemente.

Downloads

Biografia do Autor

Alice Sonaglio de Vasconcellos, UFRGS

Mestre em Educação (UFRGS)

Prefeitura Municipal de Taquari

Taquari – RS

Secretaria de Educação

alicesonaglio@yahoo.com.br

Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/PPGEDU/UFRGS)

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6667-9878

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Porto Alegre – RS

Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança

robelmont@yahoo.com.br

Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/PPGEDU/UFRGS)

Alfredo Veiga-Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Porto Alegre – RS

Faculdade de educação (aposentado)

alfredoveiganeto@gmail.com

Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/ PPGEDU/UFRGS)

Referências

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O Estatuto Pedagógico da Mídia: questões de analise. Educação e Realidade. UFRGS, Porto Alegre, v.22(2), p.59-80, jul/dez,1997.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; RABINOW, Hubert. Michel Foucault: uma trajetória filosófica (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. Curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

HISTÓRIA DE KAREEMI. Programa Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 31/10/2017e. Programa de televisão.

HISTÓRIA DE VIDA DE CADEIRANTES. Programa Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 22/05/2018. Programa de televisão.

LAURINDO, Roseméri. O jornalismo diversional de Fátima Bernardes. São Paulo: Primavera Editorial, 2015.

LOPES, Maura Corcini. Políticas de Inclusão e Governamentalidade. Educação e Realidade. UFRGS, Porto Alegre, v. 34(2), p.153-169, mai/ago, 2009.

LOPES, Maura Corcini. Inclusão como prática política de governamentalidade. In: LOPES, Maura Corcini; HATTGE, Morgana Domênica (Orgs). Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte, Autêntica, 2009b, p.107-130.

LOPES, Maura Corcini. ; RECH, Tatiana Luiza. Inclusão, biopolítica e educação. Educação. PUCRS, Porto Alegre, v. 36, n.2, p.210- 219, maio/ago., 2013.

MEMÓRIA GLOBO, Esporte Espetacular. Disponível em: < http://memoriaglobo.globo.com/programas/esporte/telejornais-e-programas/esporte-espetacular/esporte-espetacular-esporte-espetacular-45-anos-FF80808167808624016784210640095D.htm> Acesso em: 28/01/2019.

MENEZES, Eliana da Costa Pereira de. Práticas de subjetivação no imperativo inclusivo. In: LOUREIRO, Carine Bueira; KLEIN, Rejane Ramos (Orgs.). Inclusão e aprendizagem: contribuições para pensar as práticas pedagógicas. Curitiba: Appris, 2017.

MOVIDO PELO RESPEITO. Programa Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 28/06/2017. Programa de televisão.

OLIVEIRA, Sandra de; WESCHENFELDER, Viviane Inês. Práticas in/exclusivas e os modos de ser professor(a) na Contemporaneidade. In: LOUREIRO, Carine Bueira; KLEIN, Rejane Ramos (Orgs.). Inclusão e aprendizagem: contribuições para pensar as práticas pedagógicas. Curitiba: Appris, 2017.

PENSAMENTOS INDESEJÁVEIS. Programa Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 07/11/2017a. Programa de televisão.

SERÁ QUE A GENTE SABE LIDAR BEM COM AS DIFERENÇAS? Programa Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 28/08/2017c. Programa de televisão.

SUPERAÇÃO. Esporte Espetacular. Rio de Janeiro: Rede Globo, 15/10/2017. Programa de televisão.

TETRAPLEGIA. Programa Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 19/12/2017b. Programa de televisão.

THOMA, Adriana da Silva; KRAEMER, Graciele Marjana. Políticas de in/exclusión de las personas com discapacidad. El caso de Brasil. Barcelona: Editorial UOC, 2017.

VEIGA-NETO, Alfredo. Coisas do governo... In: RAGO, Margareth; ORLANDI, Luiz B. Lacerda; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 13-34.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Publicado

03-09-2020

Como Citar

Sonaglio de Vasconcellos, A., Belmonte Machado, R., & Veiga-Neto, A. (2020). Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva. Revista Educação Em Questão, 58(57). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21565

Edição

Seção

Artigos