Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21565Palavras-chave:
Inclusão. Mídia. Governamento. Modos de subjetivação.Resumo
Este artigo tem o objetivo de discutir como alguns programas midiáticos operam modos de subjetivação para conduzir a conduta dos sujeitos telespectadores em relação às pessoas com deficiência. O material de análise é parte de um acompanhamento de dois programas televisivos, Encontro com Fátima Bernardes e Esporte Espetacular, que foram analisados por um ano, totalizando 31 edições. Neste trabalho, abordamos 7 edições. A análise tem por base os estudos foucaultianos em educação e, dentro do seu arcabouço teórico, escolhemos os conceitos-ferramentas de governamento e modos de subjetivação. Destacamos que a mídia exerce uma condução de juízos dos telespectadores, operando modos de subjetivação por intermédio da participação de pessoas com deficiência. Uma participação que não é desinteressada, mas está conectada à compreensão da pessoa com deficiência como aquela capaz de se superar constantemente.
Downloads
Referências
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. O Estatuto Pedagógico da Mídia: questões de analise. Educação e Realidade. UFRGS, Porto Alegre, v.22(2), p.59-80, jul/dez,1997.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; RABINOW, Hubert. Michel Foucault: uma trajetória filosófica (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território e população. Curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
HISTÓRIA DE KAREEMI. Programa Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 31/10/2017e. Programa de televisão.
HISTÓRIA DE VIDA DE CADEIRANTES. Programa Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 22/05/2018. Programa de televisão.
LAURINDO, Roseméri. O jornalismo diversional de Fátima Bernardes. São Paulo: Primavera Editorial, 2015.
LOPES, Maura Corcini. Políticas de Inclusão e Governamentalidade. Educação e Realidade. UFRGS, Porto Alegre, v. 34(2), p.153-169, mai/ago, 2009.
LOPES, Maura Corcini. Inclusão como prática política de governamentalidade. In: LOPES, Maura Corcini; HATTGE, Morgana Domênica (Orgs). Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte, Autêntica, 2009b, p.107-130.
LOPES, Maura Corcini. ; RECH, Tatiana Luiza. Inclusão, biopolítica e educação. Educação. PUCRS, Porto Alegre, v. 36, n.2, p.210- 219, maio/ago., 2013.
MEMÓRIA GLOBO, Esporte Espetacular. Disponível em: < http://memoriaglobo.globo.com/programas/esporte/telejornais-e-programas/esporte-espetacular/esporte-espetacular-esporte-espetacular-45-anos-FF80808167808624016784210640095D.htm> Acesso em: 28/01/2019.
MENEZES, Eliana da Costa Pereira de. Práticas de subjetivação no imperativo inclusivo. In: LOUREIRO, Carine Bueira; KLEIN, Rejane Ramos (Orgs.). Inclusão e aprendizagem: contribuições para pensar as práticas pedagógicas. Curitiba: Appris, 2017.
MOVIDO PELO RESPEITO. Programa Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 28/06/2017. Programa de televisão.
OLIVEIRA, Sandra de; WESCHENFELDER, Viviane Inês. Práticas in/exclusivas e os modos de ser professor(a) na Contemporaneidade. In: LOUREIRO, Carine Bueira; KLEIN, Rejane Ramos (Orgs.). Inclusão e aprendizagem: contribuições para pensar as práticas pedagógicas. Curitiba: Appris, 2017.
PENSAMENTOS INDESEJÁVEIS. Programa Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 07/11/2017a. Programa de televisão.
SERÁ QUE A GENTE SABE LIDAR BEM COM AS DIFERENÇAS? Programa Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 28/08/2017c. Programa de televisão.
SUPERAÇÃO. Esporte Espetacular. Rio de Janeiro: Rede Globo, 15/10/2017. Programa de televisão.
TETRAPLEGIA. Programa Encontro com Fátima Bernardes. Rio de Janeiro: Rede Globo, 19/12/2017b. Programa de televisão.
THOMA, Adriana da Silva; KRAEMER, Graciele Marjana. Políticas de in/exclusión de las personas com discapacidad. El caso de Brasil. Barcelona: Editorial UOC, 2017.
VEIGA-NETO, Alfredo. Coisas do governo... In: RAGO, Margareth; ORLANDI, Luiz B. Lacerda; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 13-34.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.