O tempo e sua essencialidade na escola de tempo integral
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21906Palavras-chave:
Tempo escolar. Tempo integral. Organização da escola. Processo civilizador.Resumo
Este estudo analisa o tempo escolar como construção social e histórica no processo civilizador. Portanto, o tempo, como nosso objeto de estudo, é dimensionado em sua perspectiva processual e simbólica, estabelecida dentro e fora da escola, para demarcar os afazeres cotidianos do homem e sua organização na vida coletiva. Quanto aos procedimentos teórico-metodológicos, em uma abordagem qualitativa de investigação, os pressupostos que alicerçam a análise da literatura pesquisada têm base nas teorizações de Elias (1998) e de Bauer (1997) sobre o tempo no processo civilizador, relacionado à organização da escola. Os principais resultados deste estudo advêm da proposição de que o tempo escolar, constituído na perspectiva de construção social, é refletido no desenvolvimento das rotinas da escola e, enquanto poder simbólico, desafia-nos a compreendê-lo em sua complexa processualidade, nos saberes, aglomerados e compendiados pelo homem, sempre por esse atravessados, para estabelecer as temporalidades, os ritmos, os fatos e os feitos das instituições escolares.
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