Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID23267

Palavras-chave:

Aritmética. História da Educação Matemática. Sistema Métrico Decimal. Saberes profissionais.

Resumo

O marco legal de implantação do Sistema Métrico Decimal (SMD) nas escolas brasileiras pela Lei Imperial de 1862, Lei nº 1157, completaria hoje seus 158 anos. No presente estudo buscou-se investigar os processos de escolarização desse saber, levando também em consideração as questões referentes à formação didático-metodológica de professores que ensinam matemática. Com o objetivo de caracterizar a abordagem de um Sistema Métrico Decimal a ensinar e para ensinar, foram analisados trabalhos publicados por pesquisadores entre os anos de 2007 a 2019 que abordavam o SMD a partir de manuais escolares. O estudo possui uma perspectiva sócio-histórica. Conclui-se que a matemática a e para ensinar o SMD sofreu transformações em termos de ordenação do saber, bem como modificações no programa com progressiva inserção do conteúdo SMD em substituição ao antigo Sistema de Pesos e Medidas, ao longo do período caracterizado por um SMD intuitivo prático.

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Biografia do Autor

Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, Campus Guarulhos - Brasil)

Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT)

Denise Medina França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (USP, Brasil)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED)

Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT)

Referências

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

Guimarães, M. D., Silva, M. R. I. S. da ., & França, D. M. (2020). Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino. Revista Educação Em Questão, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID23267

Edição

Seção

Artigos