Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID23267Palavras-chave:
Aritmética. História da Educação Matemática. Sistema Métrico Decimal. Saberes profissionais.Resumo
O marco legal de implantação do Sistema Métrico Decimal (SMD) nas escolas brasileiras pela Lei Imperial de 1862, Lei nº 1157, completaria hoje seus 158 anos. No presente estudo buscou-se investigar os processos de escolarização desse saber, levando também em consideração as questões referentes à formação didático-metodológica de professores que ensinam matemática. Com o objetivo de caracterizar a abordagem de um Sistema Métrico Decimal a ensinar e para ensinar, foram analisados trabalhos publicados por pesquisadores entre os anos de 2007 a 2019 que abordavam o SMD a partir de manuais escolares. O estudo possui uma perspectiva sócio-histórica. Conclui-se que a matemática a e para ensinar o SMD sofreu transformações em termos de ordenação do saber, bem como modificações no programa com progressiva inserção do conteúdo SMD em substituição ao antigo Sistema de Pesos e Medidas, ao longo do período caracterizado por um SMD intuitivo prático.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei Imperial nº 1.157, de 26 de junho de 1862. Substitue em todo o Imperio o actual systema de pesos e medidas pelo systema metrico francez. Rio de Janeiro, 12 ago. 1862.
BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? Tradução Cláudia Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2016.
CHARTIER, Roger. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.
FEITOSA, Rosiane Morais dos Santos. A aritmética na escola primária do Espírito Santo na década de 1870: percepções a partir da obra de Miguel Maria Jardim. 2018. 160f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/10950/1/tese_12722_88%20-%20Rosiane%20Morais%20dos%20Santos%20Feitosa.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020.
FORQUIN, Jean Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 5, p. 28-49, 1992.
GOUVEIA, Relicler Pardim. Mêtre, litre, gramme... grandezas e unidades de medidas na cultura matemática escolar. 2017. 226f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189629. Acesso em: 25 jul. 2020.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação: a irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
MACIEL, Viviane Barros. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920). 2019. 312f. Tese (Doutorado em) – Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390. Acesso em: 24 ago. 2020.
MOREIRA, Ildeu de Castro; MASSARINI, Luisa. Cândido Batista de Oliveira e a implantação do sistema métrico decimal no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 18, p. 3-16, 1997.
SOUZA, Rosa Fátima de. Alicerces da pátria: história da escola primária no estado de São Paulo (1890-1976). Campinas: Mercado de Letras, 2009.
SOUZA, Tarcísio Luiz Leão e. Elementos históricos da educação matemática no Amazonas: livros didáticos para ensino primário no período de 1870 a 1910. 2010. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/126167. Acesso em: 25 jul. 2020.
TRINDADE, Deoclecia de Andrade. As artes de medir: saberes matemáticos no ensino primário de São Paulo, 1890-1950. 2018, 190f. Tese (Doutorado em) –Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192879. Acesso em: 24 ago. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 3, p. 377-385, maio/jun. 2018.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Que matemática para formar o futuro professor? História do saber profissional do professor que ensina matemática. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 2, p. 15-25, abr./jun. 2019.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Teacher training and historical studies on professional knowledge: mathematics to teach and mathematics for teaching. Pedagogical Research, v. 5, n. 3, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/208701/Teacher%20Training%20and%20Historical%20Studies%20on%20Professional%20Knowledge%20Mathematics%20to%20Teach%20and%20Mathematics%20for%20Teaching.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 jun. 2020.
VALENTE, Wagner Rodrigues; BERTINI, Luciane de Fátima; PINTO, Neuza Bertoni; MORAIS, Rosilda dos Santos A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. São Paulo: FAPESP, 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y8z732yp. Acesso em: 23 jun. 2020.
VIDAL, Diana. Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil "1893-1971". Campinas: Mercado de Letras, 2006.
ZUIN, Elenice. Por uma nova arithmetica: o sistema métrico decimal como um saber escolar em Portugal e no Brasil oitocentista. 2007, 318f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/177674. Acesso em: 25 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.