As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24072

Palavras-chave:

Direito de aprender, Famílias, Educação especial, Educação inclusiva

Resumo

O texto tem como objetivo discutir a atuação das famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum. O estudo é de natureza qualitativa, que tem se dedicado a discutir direito de aprender desses estudantes. Para essa discussão, nos fundamentamos na Teoria Crítica dos Direitos Humanos construída por Flores (1985, 2008, 2010, 2011). Para a produção de dados, realizamos a técnica do grupo focal em um fórum, composto por pais de estudantes matriculados em diferentes escolas de um município da Região Metropolitana da Grande Vitória/ES. A análise indica que a efetivação do direito de aprender passa pela interligação com outros direitos, ao passo que o processo de luta das famílias avança na garantia ao direito à educação dos filhos quando deixam de ser invisíveis para a escola.

 

 

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Biografia do Autor

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação-CE/PPGMPE/Ufes e foi coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NAUFES) (2017-2019). É membro do conselho editorial/científico da Editora Brasil Multicultural, Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos da Educação Especial - GEPFEE/UFES e vice coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-guia. Trabalha com as questões das áreas da história da educação, políticas públicas de educação, de educação especial e subárea da deficiência visual, tendo como referenciais teóricos a teoria Histórico-cultural de Vigotski, a Pedagogia Histórico-crítica e o pensamento político, educacional e filosófico de Antônio Gramsci. Organizador e autor de livros. Realiza formação de professores na área de Educação Especial, Deficiência Visual, COVID-19, pessoas com deficiência e educação especial e Atendimento Educacional Especializado. 

Andressa Caetano Mafezoni, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação e do Mestrado em Educação na modalidade Profissional do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-doutorado - UFRRJ. Doutorado, Mestrado em Educação e graduada em Pedagogia pela UFES. Na graduação tem habilitação no magistério da Educação Especial e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Atuou como Professora das Séries Inicias do Ensino Fundamental e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foi Professora (2003 -2008) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Escola Superior São Francisco de ASSIS - ESFA (2004 -2008), Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo (2013-2017). É membro do Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-Ação e Gestão de Educação Especial (Grufopees) e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (Neesp) da UFES.

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

Ferrari de Melo, D. C. ., & Caetano Mafezoni, A. (2021). As famílias e a luta pelo direito de aprender dos estudantes da educação especial na escola comum. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24072

Edição

Seção

Artigos