Revisão sistemática de estudos sobre TPACK na formação de professores no Brasil e em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID24458

Palavras-chave:

Formação de professores, TPACK, Tecnologias na educação, Revisão sistemática

Resumo

A discussão do quadro TPACK (MISHRA; KOEHLER, 2006), tem sido foco crescente de pesquisas, principalmente entre os formadores de professores, que necessitam preparar os professores para integrar as TIC ao ensino e aprendizagem em sala de aula (CHAI; KOH; TSAI, 2013). Para compreender como os programas de formação inicial e continuada de professores têm utilizado o TPACK, como base teórica na concepção de cursos e dinâmicas nas diversas áreas curriculares, realizou-se uma revisão sistemática de estudos publicados em contexto brasileiro e português, disponíveis em bases de dados de acesso aberto. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, o corpus de análise constituiu-se de 28 trabalhos, publicados entre 2013 e 2020. Os resultados destacam a prevalência em cursos de formação continuada, cursos na área curricular da Matemática e abordagens voltadas para o desenvolvimento do domínio TPK dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história. Educação, Formação & Tecnologias, Lisboa, v. 1, n. 1, p. 23-36, 2008.

BARBOSA, Guilherme Lopes. Repensar as TIC nas práticas letivas - da formação à integração: um estudo com Educadores de Infância e Professores do 1º ciclo do Ensino Básico. 2014, 256f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal. 2014.

BERNARDES, Thaygra Severo; ANDRADE NETO, Agostinho Serrano de. Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) in pre-service and in-service chemistry teacher training: a systematic literature review. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 611-620, dez. 2020.

BORN, Bárbara Barbosa; PRADO, Ana Pires do; FELIPPE, Janaína Mourão Freire Gori. Profissionalismo docente e estratégias para o seu fortalecimento: entrevista com Lee Shulman. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, jan. 2020.

CHAI, Ching Sing; KOH, Joyce Hwee Ling; TSAI, Chin-Chung. A Review of Technological Pedagogical Content Knowledge. Educational Technology & Society, Douliu, v. 16, n. 2, p. 31–51, abr. 2013.

FERNANDEZ, Carmen. PCK-Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: perspectivas e possibilidades para a formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais [...]. Rio de Janeiro: Abrapec, 2011. 1 Online.

GOUGH, David; THOMAS, James; OLIVER, Sandy. Clarifying differences between review designs and methods. Systematic reviews, Londres, v. 1, n. 1, jun. 2012.

HARRIS, Judi. Inservice teachers' TPACK development: Trends, models, and trajectories. In: HERRING, Mary (ed.); KOEHLER, Matthew (ed.); MISHRA Punya (ed.). Handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. 2. ed. Nova York: Routledge, 2016. p. 191-205.

HOFER, Mark; HARRIS, Judith. TPACK research with inservice teachers: Where’s the TCK? In: Society for Information Technology & Teacher Education International Conference, 2012, Austin. Proceedings […]. Waynesville: Association for the Advancement of Computing in Education, p. 4704-4709, 2012. 1 Online.

KITCHENHAM, Barbara. Procedures for performing systematic reviews. Keele University Technical Report TR/SE-0401. Keele: Keele University, 2004.

MANEIRA, Simone; GOMES, Maria João. Professores e TPACK: uma revisão sistemática da literatura. In: CONGRESSO MUNDIAL ESTILOS DE APRENDIZAGEM, 7., 2016, Braga. Atas [..]. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, p. 1345-1360, 2016. 1 Online.

MARINHO, Cíntia Morais. Contribuições do quadro tpack para formação de professores de língua portuguesa: uma proposta de trilha de aprendizagem. 2018, 76f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. 2018.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, Nova York, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, jun. 2006.

MORAN, José. As mídias na educação. In: MORAN, José. Desafios na comunicação pessoal. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 162-166.

MOUZA, Chrystalla. Developing and assessing TPACK among pre-service teachers. In: HERRING, Mary (ed.); KOEHLER, Matthew (ed.); MISHRA Punya (ed.). Handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. 2. ed. Nova York: Routledge, 2016. p. 169-188.

MOUZA, Chrystalla; NANDAKUMAR, Ratna; OZDEN, Sule Yilmaz; KARCHMER-KLEIN, Rachel. A longitudinal examination of preservice teachers’ technological pedagogical content knowledge in the context of undergraduate teacher education. Action in Teacher Education, Londres, v. 39, n. 2, p. 153-171, abr. 2017.

NOGUEIRA, Fernando; PESSOA, Teresa; GALLEGO, Maria-Jesus. Desafios e oportunidades do uso da tecnologia para a formação contínua de professores: uma revisão em torno do TPACK em Portugal, Brasil e Espanha. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 4, n. 2, dez. 2015.

OLIVEIRA, Hélia; HENRIQUES, Ana; GUTIÉRREZ-FALLAS, Luis Fabián. A integração da tecnologia na planificação de aulas na perspectiva do ensino exploratório: um estudo com futuros professores de matemática. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 421-446, jun. 2018.

PERUSKI, Lisa; MISHRA, Punya. Webs of activity in online course design and teaching. Research in Learning Technology, Bicester, v. 12, n. 1, p. 37-49, mar. 2004.

ROLANDO, Luiz Gustavo Ribeiro; LUZ, Maurício Roberto Motta Pinto da; SALVADOR, Daniel Fábio. O Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo no contexto lusófono: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 174-190, set/dez. 2015.

ROSÁRIO, Lina Sara Chovano do; MOREIRA, António. Competências do professor para o ensino online: análise de um curso de capacitação de docentes em EaD. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 7, n. 1, p. 116-131, jan. 2015.

ROSENBERG, Joshua; KOEHLER, Matthew. Context and technological pedagogical content knowledge (TPACK): a systematic review. Journal of Research on Technology in Education, Londres, v. 47, n. 3, p. 186-210, ago. 2015.

SANTOS NETO, Raul dos; STRUCHINER, Miriam. Um panorama sobre a integração do conhecimento tecnológico na formação de professores de ciências. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, Badajoz, v. 18, n. 2, p. 219-231, 2019.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986.

_______________. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-23, abr. 1987.

SOLER-COSTA, Rebeca; MORENO-GUERRERO, Antonio José; LÓPEZ-BELMONTE, Jesús; MARÍN-MARÍN, José Antonio. Co-Word Analysis and Academic Performance of the Term TPACK in Web of Science. Sustainability, Basileia, v. 13, n. 3, 1481, fev. 2021.

VOOGT, Joke; FISSER, Petra; PAREJA ROBLIN, Natalie; TONDEUR, Jo; VAN BRAAK, Johan. Technological pedagogical content knowledge–a review of the literature. Journal of computer assisted learning, Hoboken, v. 29, n. 2, p.109-121, mar. 2013.

WANG, Wei; SCHMIDT-CRAWFORD, Denise; JIN, Yi. Preservice teachers' TPACK development: a review of literature. Journal of Digital Learning in Teacher Education, Londres, v. 34, n. 4, p. 234-258, out. 2018.

Publicado

19-07-2021

Como Citar

Ramos Lara Ribeiro, P., & Nunes Piedade, J. M. . (2021). Revisão sistemática de estudos sobre TPACK na formação de professores no Brasil e em Portugal. Revista Educação Em Questão, 59(59). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59ID24458

Edição

Seção

Artigos