Educação Inclusiva e formação inicial de professores
construção do conhecimento em discussão
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24817Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação Inicial, Construção do Conhecimento, Saberes DocentesResumo
Alicerçado no Pensamento Sistêmico e nos pressupostos de Tardif (2002), este trabalho objetiva conhecer como são construídos os conhecimentos sobre a educação inclusiva nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. A investigação contemplou três movimentos principais: mapeamento da oferta de disciplinas vinculadas à educação inclusiva e identificação dos cursos com maior e menor percentual desta oferta, Geografia e História respectivamente; análise das ementas das disciplinas ofertadas; realização de questionário com acadêmicos dos cursos selecionados. Foram aplicados 35 questionários, com 24 acadêmicos de História e 11 acadêmicos de Geografia. Como principais resultados, destacam-se como fontes de produção dos conhecimentos a disciplina de Fundamentos da Educação Especial e as práticas em estágio e projetos, com características introdutórias. É unânime o sentimento de despreparo com questões didático-metodológicas inclusivas, anunciando a necessidade de fortalecimento da formação inicial de professores.
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Referências
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