Educação Inclusiva e formação inicial de professores

construção do conhecimento em discussão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24817

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação Inicial, Construção do Conhecimento, Saberes Docentes

Resumo

Alicerçado no Pensamento Sistêmico e nos pressupostos de Tardif (2002), este trabalho objetiva conhecer como são construídos os conhecimentos sobre a educação inclusiva nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. A investigação contemplou três movimentos principais: mapeamento da oferta de disciplinas vinculadas à educação inclusiva e identificação dos cursos com maior e menor percentual desta oferta, Geografia e História respectivamente; análise das ementas das disciplinas ofertadas; realização de questionário com acadêmicos dos cursos selecionados. Foram aplicados 35 questionários, com 24 acadêmicos de História e 11 acadêmicos de Geografia. Como principais resultados, destacam-se como fontes de produção dos conhecimentos a disciplina de Fundamentos da Educação Especial e as práticas em estágio e projetos, com características introdutórias. É unânime o sentimento de despreparo com questões didático-metodológicas inclusivas, anunciando a necessidade de fortalecimento da formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Franciele Rusch König, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação. Acadêmica do curso de Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFSM, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre Escolarização e Inclusão-NUEPEI/UFSM.

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Departamento de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre Escolarização e Inclusão-NUEPEI/UFSM.

Referências

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

König, F. R., & Romano de Souza Bridi, F. (2021). Educação Inclusiva e formação inicial de professores: construção do conhecimento em discussão. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24817

Edição

Seção

Artigos