A epistemologia de Johannes Hessen e a gnosiologia de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25052Palavras-chave:
Abordagem Temática; Hessen; Freire; Ensino de Ciências;Resumo
Este trabalho apresenta uma construção teórica-epistemológica, fundamentada na epistemologia de Hessen e na gnosiologia de Freire, no contexto de um olhar para a perspectiva curricular da Abordagem Temática. O objetivo da análise é proporcionar embasamento teórico para compreender o processo de apreensão de temas nessa perspectiva e, dessa forma, contribuir com a elaborações de práticas pedagógicas. A epistemologia de Hessen fornece elementos para compreender o processo de interação entre sujeito e objeto. A gnosiologia de Freire permite uma ampliação do olhar pedagógico sobre o processo didático, necessária para que a apreensão ocorra. As análises permitem inferir que o processo de apreensão de temas ocorre por meio da interação entre professores, estudantes, cientistas (sujeitos do conhecimento) com o tema (objeto do conhecimento) proveniente da realidade. A interação entre sujeitos e objetos ocorre através de processos didático-pedagógicos interdisciplinares, dialógicos e problematizadores que deve garantir a apreensão do significado e interpretação dos temas por parte dos alunos.
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