John Dewey e Ralph W. Emerson

educação, arte e democracia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25102

Palavras-chave:

John Dewey, Ralph Waldo Emerson, Sofística, Estética.

Resumo

O artigo tem por objetivo esclarecer a concepção de John Dewey acerca dos intercâmbios entre educação, arte e democracia, com o propósito de sugerir caminhos para uma crítica às tendências pedagógicas da atualidade. Para cumprir essa meta, são analisadas as teses de John Dewey acerca da produção intelectual de Ralph Waldo Emerson publicadas no ensaio “Emerson, the philosopher of democracy”, de 1903. O método utilizado para esse empreendimento é a análise retórica proposta por Perelman e Olbrechts-Tyteca. Em consonância com tais teses, as ideias de Emerson são examinadas à luz Sofística, em versão oposta à assumida por Platão, com especial atenção para as noções de percepção, poder e democracia, as quais são relacionadas com os conceitos deweyanos de experiência imediata, experiência estética e experiência democrática. O artigo conclui que as reflexões de John Dewey inspiradas em Emerson sugerem que a educação na atualidade seja guiada pelo poder transformador da imaginação.

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Biografia do Autor

Tatiane da Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em educação, filiada ao Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, é pós-doutoranda e professora colaboradora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto/SP), onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Horacio Héctor Mercau, Universidade de São Paulo

Doutor em filosofia, filiado ao Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, é pós-doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto/SP).

Marcus Vinicius da Cunha, Universidade de São Paulo

Doutor em educação, líder do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, é professor associado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto/SP), credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

da Silva, T., Mercau, H. H., & da Cunha, M. V. (2021). John Dewey e Ralph W. Emerson: educação, arte e democracia. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25102

Edição

Seção

Artigos