A alfabetização e a heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita no Brasil e na França

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID25113

Palavras-chave:

Alfabetização, Heterogeneidade, Ensino, Aprendizagem

Resumo

A presente investigação analisou as práticas de professoras do 1º ano do Ensino Fundamental do Brasil e da França no atendimento à heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita alfabética dos alunos, assim como os diferentes níveis de apropriação do sistema de escrita das crianças de ambas as turmas ao início e final do ano letivo. Os procedimentos metodológicos envolveram observações e entrevistas, realizadas com as professoras, diagnoses de escrita de palavras, aplicadas aos alunos brasileiros, e a análise dos cadernos de classe dos aprendizes franceses. Os dados da investigação, tratados por meio da análise temática de conteúdo, evidenciaram diferenças significativas nas aprendizagens dos alunos brasileiros e franceses, relacionadas, entre outras coisas, à forma como as docentes lidavam com os diferentes conhecimentos das crianças no que se refere à apropriação da escrita alfabética. A professora brasileira tinha mais dificuldades para  avaliar os conhecimentos dos seus alunos e tratar a heterogeneidade da sua classe.

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Biografia do Autor

Nayanne Nayara Torres da Silva, Universidade de Pernambuco

Prof.ª da Universidade de Pernambuco (Petrolina-Pernambuco). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Educação no Sertão do São Francisco (GEPHESF).

Eliana Borges Correia de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Prof.ª da Universidade Federal de Pernambuco (Recife) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPE). Pesquisadora do Grupo de Estudo em Alfabetização, Prática Docente e Formação de Professor (GEALPRAFOR).

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Publicado

23-09-2021

Como Citar

Torres da Silva, N. N., & Borges Correia de Albuquerque, E. . (2021). A alfabetização e a heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita no Brasil e na França. Revista Educação Em Questão, 59(61). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID25113

Edição

Seção

Artigos