"Querido diário...” A construção do conhecimento histórico por meio dos quadrinhos de Anne Frank

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25254

Palavras-chave:

Ensino de História, História em Quadrinhos, Consciência Histórica, Literacia Histórica

Resumo

O presente artigo analisa as possibilidades de construção do saber histórico por meio das histórias em quadrinhos, especificamente O diário de Anne Frank em Quadrinhos, adaptado por Mirella Spinelli (FRANK, 2017). Com base no aporte teórico produzido a partir das noções de consciência histórica, de Jörn Rüsen (2011), e de literacia e empatia histórica, de Peter Lee (2016, 2003), a pesquisa explora a adaptação literária, construindo uma proposta de ensino com o objetivo de favorecer a elaboração do conhecimento histórico pelos estudantes; além disso, mobiliza o aparato teórico-metodológico de Marc Bloch (2001) e Jörn Rüsen (2011). A análise da graphic novel como recurso didático evidenciou: a) a importância dos usos de diferentes fontes históricas em sala de aula; e b) as múltiplas possibilidades de percursos de aprendizagem dos estudantes, por meio de uma nova maneira de compreender e pensar a História, de modo específico, por meio das histórias em quadrinhos.

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Biografia do Autor

Bruna Mozini Subtil, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do Grupo de Pesquisa Memórias, Narrativas e Histórias das/nas escolas: diálogos na formação de professores.

Miriã Lúcia Luiz, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof.ª da Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, Brasil). É membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (NUCAPHE) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Memórias, Narrativas e Histórias das/nas escolas: diálogos na formação de professores.

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Publicado

16-09-2021

Como Citar

Mozini Subtil, B., & Lúcia Luiz, M. (2021). "Querido diário.” A construção do conhecimento histórico por meio dos quadrinhos de Anne Frank. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25254

Edição

Seção

Artigos