Interpretação educacional e as políticas inclusivas e bilíngues

contra-ações educativas de/com surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID25905

Palavras-chave:

Intérprete educacional, Educação bilíngue de surdos, Libras, Contra-ação

Resumo

Esse artigo compartilha alguns resultados sobre a educação bilíngue de surdos e a atuação do intérprete educacional (IE) nos anos iniciais, apontados em uma pesquisa de mestrado realizada em um programa de pós-graduação em educação especial (PPGEEs). Analisamos a transposição alguns discursos de verdade sobre a educação de surdos e suas implicações nas práticas cotidianas efetivas por profissionais IE. Tratou-se de uma pesquisa-descritiva, estudo de caso, de abordagem qualitativa. Os dados foram balizados pelos Estudos Surdos e pelas filosofias da diferença em Michel Foucault. Verificamos que as práticas cotidianas dos IE ainda refletem um paradoxo educacional inclusivo muito complexo: avistam-se práticas que apontam na direção de uma educação de/com surdos, portanto, alinhadas à resistência surda e em outros momentos veem-se práticas voltadas para uma educação para surdos, pautada na lógica do sujeito ouvinte, vinculando-se ao caráter normativo-corretivo-patológico.

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Biografia do Autor

Tatiane Cristina Bonfim, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças – GPESDi (UFSCar/São Carlos).

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos

Prof.ª da Universidade Federal de São Carlos  e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (UFSCar/São Carlos). É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças – GPESDi (UFSCar/São Carlos).

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Publicado

23-09-2021

Como Citar

Bonfim, T. C., & de Oliveira Martins, V. R. . (2021). Interpretação educacional e as políticas inclusivas e bilíngues: contra-ações educativas de/com surdos. Revista Educação Em Questão, 59(61). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID25905

Edição

Seção

Artigos