Civismo, patriotismo e catolicismo no Brasil

o Gymnásio Mineiro de Uberlândia (Minas Gerais, 1930-1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25943

Palavras-chave:

Escola, Civismo, Patriotismo, Catolicismo

Resumo

Neste texto são analisadas as práticas escolares desenvolvidas em torno do civismo, do patriotismo e do catolicismo nas escolas brasileiras, destacadamente, no Gymnásio Mineiro de Uberlândia (Minas Gerais, Brasil), no período compreendido entre as décadas de 1930 e 1950. Partiu-se principalmente das ideias de Souza (1998), Bencostta (2001) e Silva (2009). As fontes de pesquisa incluíram manuscritos, impressos, iconografia e depoimentos de antigos alunos e professores da escola. Os resultados da pesquisa permitem concluir que a escola estudada, bem como aquelas de sua proximidade, comportava de modo reiterado e consistente uma dimensão formativa de caráter cívico e patriótico, em colaboração com as escolas católicas, para além das funções de aquisição de conhecimentos e de preparação para o trabalho. De fato, na memória dos sujeitos que habitavam a instituição escolar no período coberto pela investigação, os desfiles cívico-patrióticos estão muito presentes e ganham centralidade em relação a outras importantes vivências escolares.

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Biografia do Autor

Giseli Cristina do Vale Gatti, Universidade de Uberaba

Prof.ª da Universidade de Uberaba. Beneficiária da Chamada Universal do CNPqGrupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira.

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.  Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig. Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira.

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Publicado

16-09-2021

Como Citar

do Vale Gatti, G. C. ., & Gatti Júnior, D. (2021). Civismo, patriotismo e catolicismo no Brasil: o Gymnásio Mineiro de Uberlândia (Minas Gerais, 1930-1950). Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25943

Edição

Seção

Artigos