Desafios para a transversalização curricular da Educação Ambiental no Ensino Religioso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26198

Palavras-chave:

Desafios, Transversalidade, Educação ambiental, Ensino religioso.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da Rede Municipal de Ensino do município de Curitiba (PR-Brasil). Objetivou-se neste escrito descrever os desafios apontados por um grupo de professoras para a inserção da Educação Ambiental (EA) na área de conhecimento do Ensino Religioso (ER) por meio da transversalização curricular. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizou-se estudos do campo da EA: Trevisol (2003), Sauvé (2005), Viana e Oliveira (2006), Meira (2009) e Torales-Campos (2015); e do ER: Brasil (1996; 2017) e Freitas (2018). Constatou-se a partir dos relatos das participantes que existem diferentes fatores que, por vezes isolados ou integrados, limitam a ação dos professores. Esses fatores compõem, com diferentes graus de impacto, um complexo conjunto de desafios a serem superados para que as práticas de Educação Ambiental sejam potencializadas no componente curricular de Ensino Religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Lourenço Gomes, Universidade Federal do Paraná

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade.

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Profª do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade.

Referências

AGUILAR, Olivia; KRASNY, Marianne. Using the communities of practice framework to examine an after school environmental education program for Hispanic youth. Environmental Education Research, Londres, v. 17, n. 2, p. 217-233, 2011.

ALKIMIN, Gilberto Dias de; DORNFELD, Carolina Buso. A Educação Ambiental no Ensino Médio do município de Ilha de Solteira (SP): a visão dos coordenadores pedagógicos. Revista Educação Ambiental em Ação, São Paulo, v. XVIII, n. 70, p. 1-13, mar./maio 2020.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação Nacional. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília: DF, 23 de dezembro de 1996. Seção 1, p. 27833.

BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 15 de março de 2021.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 09 de março de 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 de março de 2021.

BRASIL. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 09 de março de 2021.

CARVALHO, Andréa Macedônio de. Educação Ambiental: análise de uma proposta interinstitucional de formação continuada de professoras da rede Municipal de Ensino de Curitiba/ PR. 2019. 219f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

CURITIBA. Secretaria Municipal de Educação. Ensino Religioso no Estado Laico um desafio para o Ensino Fundamental: orientações para o trabalho nas escolas públicas municipais de Curitiba, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Eliane Maura Littig Milhomem de. Bem-me-quer, malmequer: um estudo sobre a presença do ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular. 2018. 237 f. Tese. (Doutorado em Ciências da Religião) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2018.

MEIRA, Pablo Ángel. Outra lectura da historia da Educación Ambiental e algún apuntamento sobre a crise do presente, AmbientalMente Sustentable, Coruña, v. 4, n. 8, p. 6-43, 2009.

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários a educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da silva e Jeanne Sawaia. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2011.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

NEVES, Juliana Pereira; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Desafios para a inserção da educação ambiental na escola: em questão a carência formativa do professor a partir de duas pesquisas diagnósticas. In: TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; MAIA, Jorge Sobral da Silva (org.). Educação Ambiental a várias mãos: educação escolar, currículo e políticas públicas. 1. ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014.

PEREIRA SOBRINHO, Osleane Patricia Gonçalves; ZANON, Angela Maria. Dos sentidos à abordagem integradora da Educação Ambiental no contexto formal do Ensino. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 21, n. 1, p. 94-110, 2016. (Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental).

PRESTINI, Sirlene Aparecida Matos Martins. Transversalidade e Temas Transversais na formação inicial do professor de Matemática. 2005. 89 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

P1. Entrevista. Curitiba (Paraná), 18 mar. 2020.

P2. Entrevista. Curitiba (Paraná), 21 mar. 2020.

P3. Entrevista. Curitiba (Paraná), 27 mar. 2020.

P4. Entrevista. Curitiba (Paraná), 30 mar. 2020.

P5. Entrevista. Curitiba (Paraná), 01 abr. 2020.

P6. Entrevista. Curitiba (Paraná), 2 abr. 2020.

RODRIGUES, Daniela Gureski. A formação continuada do professor da Educação Infantil em Educação Ambiental. 2018. 158f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018.

SÁ, Ricardo Antunes; CARNEIRO, Sonia Marchioratto; LUZ, Araci Asinelli. A escola e os sete saberes: reflexões para avanços inovadores no processo educativo. Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 39, p. 159-169, 24 jun. 2013.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura (org.). Educação Ambiental: pesquisas e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

STEVENSON, Robert. Schooling and environmental/sustainability education: from discourses of policy and practice to discourses of professional learning. Environmental Education Research, Londres, v. 13, n. 2, p. 265-285, 2007.

VIANA, Pedrina Alves Moreira Oliveira; OLIVEIRA, José Everaldo. A inclusão do Tema Meio Ambiente nos currículos escolares. REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 16, p. 1-17, jan./jul. 2006.

TORALES-CAMPOS, Marília Andrade. A formação de educadores ambientais e o papel dos sistemas de ensino para a construção de sociedades sustentáveis. REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 32, n. 2, p. 266-282, jul./dez. 2015. (Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental- EPEA).

TREVISOL, Joviles Vitório. A educação em uma sociedade de risco: tarefas e desafios na construção da sustentabilidade. Joaçaba: UNOESC, 2003.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

09-11-2021

Como Citar

Lourenço Gomes, C., & Andrade Torales Campos, M. . (2021). Desafios para a transversalização curricular da Educação Ambiental no Ensino Religioso. Revista Educação Em Questão, 59(61). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26198

Edição

Seção

Artigos