Desafios para a transversalização curricular da Educação Ambiental no Ensino Religioso
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26198Palavras-chave:
Desafios, Transversalidade, Educação ambiental, Ensino religioso.Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da Rede Municipal de Ensino do município de Curitiba (PR-Brasil). Objetivou-se neste escrito descrever os desafios apontados por um grupo de professoras para a inserção da Educação Ambiental (EA) na área de conhecimento do Ensino Religioso (ER) por meio da transversalização curricular. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizou-se estudos do campo da EA: Trevisol (2003), Sauvé (2005), Viana e Oliveira (2006), Meira (2009) e Torales-Campos (2015); e do ER: Brasil (1996; 2017) e Freitas (2018). Constatou-se a partir dos relatos das participantes que existem diferentes fatores que, por vezes isolados ou integrados, limitam a ação dos professores. Esses fatores compõem, com diferentes graus de impacto, um complexo conjunto de desafios a serem superados para que as práticas de Educação Ambiental sejam potencializadas no componente curricular de Ensino Religioso.
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