Desafios para a transversalização curricular da Educação Ambiental no Ensino Religioso

Palavras-chave: Desafios, Transversalidade, Educação ambiental, Ensino religioso.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da Rede Municipal de Ensino do município de Curitiba (PR-Brasil). Objetivou-se neste escrito descrever os desafios apontados por um grupo de professoras para a inserção da Educação Ambiental (EA) na área de conhecimento do Ensino Religioso (ER) por meio da transversalização curricular. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizou-se estudos do campo da EA: Trevisol (2003), Sauvé (2005), Viana e Oliveira (2006), Meira (2009) e Torales-Campos (2015); e do ER: Brasil (1996; 2017) e Freitas (2018). Constatou-se a partir dos relatos das participantes que existem diferentes fatores que, por vezes isolados ou integrados, limitam a ação dos professores. Esses fatores compõem, com diferentes graus de impacto, um complexo conjunto de desafios a serem superados para que as práticas de Educação Ambiental sejam potencializadas no componente curricular de Ensino Religioso.

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Biografia do Autor

Claudia Lourenço Gomes, Universidade Federal do Paraná

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade.

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Profª do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade.

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Publicado
09-11-2021
Como Citar
Lourenço Gomes, C., & Andrade Torales Campos, M. (2021). Desafios para a transversalização curricular da Educação Ambiental no Ensino Religioso. Revista Educação Em Questão, 59(61). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61ID26198
Seção
Artigos