A atuação do jornalismo na construção da legitimidade da participação de duas organizações da sociedade civil nas políticas nacionais de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID32229

Palavras-chave:

Políticas de Educação, Jornalismo, Organizações da Sociedade Civil

Resumo

As organizações da sociedade civil ganharam uma posição legítima para avaliar, analisar e propor políticas nacionais de educação. Interessado em compreender a construção da legitimidade dessas organizações no campo da política, este trabalho aborda um domínio pouco estudado na área de educação, o jornalismo, para indagar a sua participação nesse processo. Para isso, utilizamos como fontes documentais o acervo de três jornais de grande circulação e os relatórios de atividades de duas organizações de grande visibilidade (Todos pela Educação e Campanha Nacional pelo Direito à Educação). Se a análise dos materiais por um lado permitiu verificar o verdadeiro trabalho de construção da imagem de cada organização e de seus representantes como especialistas em políticas de educação nacional, por outro, esses grupos têm buscado nas mídias o apoio para construir sua legitimidade na política, o que não significa que tenham alcançado a mesma visibilidade.

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Biografia do Autor

Rosangela Carrilo Moreno, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o Grupo LIEJA (Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos).

Stephanie Charles Marques Bundai, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o Grupo LIEJA (Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos).

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Publicado

11-09-2023

Como Citar

Moreno, R. C., & Bundai, S. C. M. (2023). A atuação do jornalismo na construção da legitimidade da participação de duas organizações da sociedade civil nas políticas nacionais de educação: . Revista Educação Em Questão, 61(68). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID32229

Edição

Seção

Artigos