A atuação do jornalismo na construção da legitimidade da participação de duas organizações da sociedade civil nas políticas nacionais de educação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68ID32229Palavras-chave:
Políticas de Educação, Jornalismo, Organizações da Sociedade CivilResumo
As organizações da sociedade civil ganharam uma posição legítima para avaliar, analisar e propor políticas nacionais de educação. Interessado em compreender a construção da legitimidade dessas organizações no campo da política, este trabalho aborda um domínio pouco estudado na área de educação, o jornalismo, para indagar a sua participação nesse processo. Para isso, utilizamos como fontes documentais o acervo de três jornais de grande circulação e os relatórios de atividades de duas organizações de grande visibilidade (Todos pela Educação e Campanha Nacional pelo Direito à Educação). Se a análise dos materiais por um lado permitiu verificar o verdadeiro trabalho de construção da imagem de cada organização e de seus representantes como especialistas em políticas de educação nacional, por outro, esses grupos têm buscado nas mídias o apoio para construir sua legitimidade na política, o que não significa que tenham alcançado a mesma visibilidade.
Downloads
Referências
ARAUJO, Gilda Cardoso de; NASCIMENTO, Rosenery Pimentel do. “Educação já!” e a governança federativa: a nova investida do movimento Todos Pela Educação na definição do Sistema Nacional de Educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. 1- 20, 2020 (Dossiê − Processos de privatização da educação em países latino-americanos).
BOURDIEU, Pierre. O campo político. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 5, p. 193-216, jan./jul. 2011.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2. ed. 2008.
BOURDIEU, Pierre. Espaço social e gênese das classes. BOURDIEU, Pierre. In: O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
BUCLET, Benjamin. Le marché international de la solidarité: les organisations non gouvernamentales en Amazonie brésilienne. 2004. Thèse (Doctoract en Sociologie) – École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, 2004.
CARREIRA, Denise. Educação pública de qualidade: Para além de um aparente consenso. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.1, n. 1, maio 2006.
CAFARDO, Renata. Plano: 5% do PIB para educação. O Estado de São Paulo, São Paulo, p.18, 7 set. 2006.
CÊA, Georgia Sobreira dos Santos; SILVA, Sandra Regina Paz da; SANTOS, Inalda Maria dos. De “Educação para Todos” para “Todos pela Educação”: diacronias e sincronias da ofensiva do capital na educação. Revista Trabalho, Política e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 4, n. 6, p. 181-210, jan./ jun. 2019.
DARRAS, Éric. Champ journalistique, ordre social et ordre politique. Sociétés Contemporaines, Paris, v. 2, n. 106, p. 5-20, 2017.
DAGNINO, Evelina ¿Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando? In: Daniel Mato (coord.). Políticas de ciudadanía y sociedad civil en tiempos de globalización. Caracas: FACES Universidad Central de Venezuela, 2004.
DEITOS, Juliano Marcelino. A Hegemonia empresarial na educação brasileira: uma análise do Movimento Todos Pela Educação. 219f. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2019.
EVANGELISTA, Olinda; LEHER, Roberto. Todos pela educação e o episódio Costin no MEC: A pedagogia do capital em ação na política educacional brasileira. Trabalho Necessário, Niterói, v. 10, n. 15, p. 1- 29, 2012.
FONTES, Virgínia. Capitalismo filantrópico? – múltiplos papéis dos aparelhos privados de hegemonia empresariais. Revista Marx e o Marxismo - Revista do Niep, Niterói, v. 8, n. 14, p.15-35, 2020.
GRANJON, Fabien. Média. FILIEULE, Olivier; MATHIEU, Lilian; PÉCHU, Cécile (org.). Média. In: FILLIEULE, Olivier; MATHIEU, Cécile; PÉCHU, Cécile. Dictionnaire des Moviments Sociaux. Paris: Presse de Sciences Po, 2009.
LANDIM, Leilah. Experiência militante: histórias das assim chamadas ONGs. Revue Lusotopie, Paris, n. 1, p. 215-239, jan. 2002.
LIMA NETO, Fernando Cardoso. As Organizações Não Governamentais no Limiar do Novo Século: da Caridade Cristã ao Profissionalismo Engajado. Desigualdade & Diversidade, Rio de Janeiro, n. 12, p. 43-60, jan./dez, 2013.
MARTINS, Erika Moreira; KRAWCZYK, Nora Rut. Estratégias e incidência empresarial na atual política educacional brasileira: O caso do movimento ‘Todos Pela Educação’. Revista Portuguesa de Educação, Coimbra, v. 31, n. 1, 2018.
Martins, Erika Moreira. Movimento "Todos pela Educação": um projeto de nação para a educação brasileira. 184 f. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2013.
MIGUEL, Luis Felipe. Os meios de comunicação e a prática política. Lua Nova, São Paulo, n. 55-56, p. 155-184, 2002.
MORENO, Rosangela Carrilo. ONGS com mandato para elaborar políticas públicas? A participação de ONGS nas políticas de alfabetização e de educação de jovens e de adultos no Brasil (1990 – 2010). Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2016.
NASCIMENTO, Camila Leite do; MORENO, Rosangela Carrilo Moreno. A Relação entre ONGS e Políticas Públicas: um estudo sobre a produção acadêmica mais recente. In: JORNADA GIULIO MASSARANI DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA, ARTÍSTICA E CULTURAL. Anais Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021.
OFFERLÉ, Michael. Sociologie des groupes d’intérêt. 2. éd. Paris: Montchrestien, 1998.
OFFERLÉ, Michael. La société civile en question. Problèmes politiques et sociaux. Paris: La Documentation Française, 2003.
PETRARCA, Fernanda Rios. Construção do Estado, esfera política e profissionalização do jornalismo no Brasil. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 18, n. 35, p. 81-94, fev. 2010.
RIBEIRO, Antônio Carlos Andrade; KLEMANN, Vilmar; RIBEIRO, Mayra Thaís Andrade. O aspecto relacional da accountability social na política de educação brasileira: ações e estratégias da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte, v. 19, n. 31, jan./jun. 2017.
SANTOS, Elielsom Oliveira dos. O movimento Todos pela Educação e a contrarreforma do Ensino Médio. 125 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional em Saúde). – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020.
TEIXEIRA, Ana Cláudia Chaves. Identidades em construção: as organizações não governamentais no processo brasileiro de redemocratização. São Paulo: AnnaBlume, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.