Pesquisa contrastiva pela lente da dialética
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID32310Palavras-chave:
Metodologia científica, Pesquisa contrastiva, Dialética, Materialismo histórico-dialéticoResumo
A permanente produção (e profusão) científica no âmbito das ciências sociais e da educação, em meio ao contexto macrossocial de grandes incertezas e mudanças que o mundo vivencia, requer reflexões e debates contínuos acerca de antigas e novas questões sobre o(s) método(s) de pesquisa nas ciências sociais em geral e na educação em particular. O presente artigo pretende evidenciar problematizações em torno de abordagens metodológicas tradicionais e apresentar delineamentos teórico-metodológicos da pesquisa contrastiva, concebida aqui pela lente de três categorias nucleares – a totalidade, a contradição e a mediação –, tomando como ponto de vista epistemológico e metodológico a perspectiva materialista e dialética. Em busca da finalidade supracitada, foi realizado um estudo das categorias teóricas em tela, bem como análise de delineamentos metodológicos, com vistas a proposição que singularize os estudos de natureza contrastiva. Como indiciam os fundamentos deste texto, o diálogo com o leitor é essencial para o corpus do estudo.
Downloads
Referências
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
CLÉMENT, Élizabeth; DEMONQUE, Chantal; HANSEN-LOVE, Laurence; KAHN, Pierre. Dicionário prático de filosofia. Tradução Manuela Torres. Lisboa: Terramar, 1999.
CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. Tradução: Leda Rita Cintra Ferraz. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1982.
DESCARTES, René. Discurso do método. Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução Eduardo Lúcio Nogueira. 9. ed. Lisboa: Presença, 2004.
ENGELS, Friedrich. A Dialética da natureza. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. 6ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
GAMBOA, Silvio Ancisar Sánchez. Pesquisa qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Contrapontos, Itajaí, v. 3, n. 3, p. 393-405, set./dez. 2003. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/735. Acesso em: 20 out. 2019.
GERTH, Hans; MILLS, Charles. Introdução. In: WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Tradução Waltensir Dutra. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed. Tradução Célia Neves e Alderico Toribio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
LEFEBVRE, Henri. Lógica formal, lógica dialética. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. Tradução Rubens Enderle e Leonardo de Deus. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. Livro I.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução Luís Claudio de Castro Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão popular, 2011.
QUINTANEIRO, Tania. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
SAVIANI, Dermeval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, jun. 2015. ISSN: 2175-5604. DOI: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12463.
SCHNEIDER, Sergio; SCHIMITT, Claudia Job. O uso do método comparativo nas ciências sociais. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p. 49-87, 1998. Disponível em: https://bit.ly/31CVqON. Acesso em: 20 set. 2019.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WEBER, Max. Conceitos Básicos de Sociologia. Tradução Rubens Eduardo Ferreira Frias e Gerardes Georges Delaunay. São Paulo: Centauro, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.