Pesquisa contrastiva pela lente da dialética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID32310

Palavras-chave:

Metodologia científica, Pesquisa contrastiva, Dialética, Materialismo histórico-dialético

Resumo

A permanente produção (e profusão) científica no âmbito das ciências sociais e da educação, em meio ao contexto macrossocial de grandes incertezas e mudanças que o mundo vivencia, requer reflexões e debates contínuos acerca de antigas e novas questões sobre o(s) método(s) de pesquisa nas ciências sociais em geral e na educação em particular. O presente artigo pretende evidenciar problematizações em torno de abordagens metodológicas tradicionais e apresentar delineamentos teórico-metodológicos da pesquisa contrastiva, concebida aqui pela lente de três categorias nucleares – a totalidade, a contradição e a mediação –, tomando como ponto de vista epistemológico e metodológico a perspectiva materialista e dialética. Em busca da finalidade supracitada, foi realizado um estudo das categorias teóricas em tela, bem como análise de delineamentos metodológicos, com vistas a proposição que singularize os estudos de natureza contrastiva. Como indiciam os fundamentos deste texto, o diálogo com o leitor é essencial para o corpus do estudo.

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Biografia do Autor

Augusto Cesar Rios Leiro, Universidade Federal da Bahia | Universidade do Estado da Bahia

É Prof. Dr. da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação, e em Educação e Contemporaneidade. Integra os Grupos de Pesquisa Mídia, Memória, Educação e Lazer, e Formação do Educador, Comunicação e Memória.

Adriana Pinheiro Santos, Instituto Federal da Bahia

É Prof.ª Mestre do Instituto Federal de Juazeiro, Bahia. Integra o Grupo de Pesquisa Mídia, Memória, Educação e Lazer.

Daniela Santana Reis, Faculdade Adventista de Minas Gerais

É Prof.ª Dr.ª da Faculdade Adventista de Lavras, Minas Gerais. Integra o Grupo de Pesquisa Mídia, Memória, Educação e Lazer.

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

Leiro, A. C. R. ., Santos, A. P. ., & Reis, D. S. . (2023). Pesquisa contrastiva pela lente da dialética. Revista Educação Em Questão, 61(69). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID32310

Edição

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Artigos