Corporificações morais do futuro na escola

reflexões sobre um fundo moral intersubjetivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID32438

Palavras-chave:

Fundo normativo intersubjetivo, Disciplina/indisciplina escolar, Moralidades escolares, Projetos e projeções de futuro.

Resumo

O artigo discute concepções de futuro de estudantes projetadas por eles mesmos ou sobre eles por outros atores escolares e as suas vinculações a certas moralidades, no ambiente escolar. Para tal, empreende reflexões que permitem compreender as maneiras pelas quais o futuro se corporifica no cotidiano da instituição escolar. A metodologia utilizada teve um viés etnográfico (Geertz, 2008) e complementou-se com uma série de entrevistas semiestruturadas. Na escola analisada, encontrou-se um fundo normativo intersubjetivo, compartilhado em maior ou menor grau, por todos. Esse fundo se manifestava articulado e atravessado por diversas outras moralidades e construía certo horizonte simbólico. Identificamos quatro tipos ideais que forneceram uma grade de inteligibilidade para os modos como o futuro era acionado nas relações cotidianas. Estes irão guiar a reflexão, mas não funcionam como destinos dos alunos ou posicionamentos fixos dos estudantes nesse espaço social.

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Biografia do Autor

Leonardo Henrique Brandão Monteiro, Universidade Federal de São Carlos

É Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Integra o Grupo de Pesquisa “Teoria Crítica e Educação”.

Antonio Alvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos

É Prof. Dr. da Universidade Federal de São Carlos e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Coordenador do Grupo de Pesquisa "Teoria Crítica e Educação". Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq, Nível 1 A.

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

Monteiro, L. H. B., & Zuin, A. A. S. (2023). Corporificações morais do futuro na escola: reflexões sobre um fundo moral intersubjetivo. Revista Educação Em Questão, 61(69). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID32438

Edição

Seção

Artigos