Contribuições do exercício da imaginação sociológica para a construção do pensamento científico na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID32714

Palavras-chave:

Imaginação Sociológica, Pensamento Científico, Formação de Professores, Professor-pesquisador

Resumo

Este estudo destaca o desenvolvimento do pensamento científico como um saber fundamental para a profissionalização docente, diretamente associado à capacidade de contextualizar e problematizar o contexto de atuação, habilidade necessária para a reflexão da prática, bem como para a construção de situações-problema que possam mobilizar o trabalho docente. Tem-se por objetivo conhecer as contribuições do exercício da imaginação sociológica para o desenvolvimento do pensamento científico na formação de professores. Trata-se de um estudo teórico de abordagem qualitativa, no qual utiliza-se o procedimento bibliográfico pautado principalmente nas obras que versam sobre a imaginação sociológica na perspectiva de Mills e Giddens. Nesse âmbito, este manuscrito apresenta o exercício da imaginação sociológica, proposto pelos sociólogos Charles Wright Mills e Anthony Giddens como procedimento possível para o desenvolvimento do pensamento científico nos professores, que pode, inclusive, fazer-se presente em processos de formação docente.

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Biografia do Autor

Aline Coêlho dos Santos, Universidade Regional de Blumenau

É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Integra o Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas.

Roberta Andressa Pereira, Universidade Regional de Blumenau

É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Integra o Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Regional de Blumenau e da Universidade da Região de Joinville. Integra o Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas e o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente.

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

Coêlho dos Santos, A., Pereira, R. A., & Buzzi Rausch, R. (2023). Contribuições do exercício da imaginação sociológica para a construção do pensamento científico na formação de professores. Revista Educação Em Questão, 61(69). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID32714

Edição

Seção

Artigos