Plano Nacional de Educação (2014-2024) e o seu acompanhamento pelo Tribunal de Contas Da União
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID33155Palavras-chave:
Tribunal de Contas da União, Plano Nacional de Educação, Monitoramento, AvaliaçãoResumo
A fiscalização dos recursos públicos tem se constituído em um dos eixos da política educacional brasileira. Esse entendimento vem norteando as ações do Tribunal de Contas da União (TCU) em relação ao acompanhamento do Plano de Nacional de Educação PNE, 2014-2024) [PNE]. Este artigo objetiva abordar essa temática e se estrutura em três seções: a primeira discute a função do TCU como órgão de controle externo no acompanhamento do PNE; a segunda coloca em destaque a metodologia utilizada para acompanhar o PNE; a terceira apresenta resultados do 4° Relatório de Acompanhamento do PNE, produzido no âmbito do TCU. Utilizou-se como procedimento de pesquisa a análise documental e consulta à base de dados do TCU. A conclusão traz a lume a importância do monitoramento e da avaliação do PNE por órgãos de controle externo para os formuladores de políticas públicas como o TCU, tendo em vista a necessidade da sociedade acompanhar as ações desenvolvidas e os resultados alcançados pelo mencionado plano.
Downloads
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Para uma conceitualização alternativa de accountability em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 471-484, abr./jun. 2012. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 10 maio 2023.
ARAÚJO, Cláudia da Luz Brant; MAIA, Luiz Cláudio Gomes. Gestão pública e o governo eletrônico: estudo sobre sítios institucionais de Prefeituras no Estado de Minas Gerais. Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico. Florianópolis, n. 10, p. 76-103, 2014.
AZEVEDO, Janete Maria Lins. A educação como política pública. 3. ed. Campinas São Paulo: Autores Associados, 2004.
BASTOS, Gloria Maria da Costa. A experiência do Tribunal de Contas da União em auditorias operacionais e avaliação de programas governamentais. Revista do TCU, Brasília, v. 33, n. 92, abr./jun. 2002. Disponível em: file:///D:/Users/Cabral/Downloads/816-Texto%20do%20artigo-1613-1-10-20151015.pdf. Acesso em: 22 abr. 2023.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 30 mar. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Plano Diretor: Reforma do aparelho do Estado. Brasília, dez. 1995. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais/catalogo/fhc/plano-diretor-da-reforma-do-aparelho-do-estado-1995.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Pleno/Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5, de 28 de abril de 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Parecer-cne-cp-005-2020-04-28.pdf Acesso em: 15 abr. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação − PNE e dá outras providências. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 02 abr. 2023.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Regimento Interno. Boletim do Tribunal de Contas da União especial, ano 37, nº 24. Brasília: TCU, 2018. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/data/files/2A/C1/CC/6A/5C66F610A6B96FE6E18818A8/BTCU_01_de_02_01_2020_Especial%20-%20Regimento_Interno.pdf. Acesso em: 13 maio 2023.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Referencial de controle de políticas públicas. Brasília, 2020. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/data/files/EF/22/A4/9A/235EC710D79E7EB7F18818A8/1_Referencial_controle_politicas_publicas.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Relatório de acompanhamento: proposta de metodologia para acompanhamento do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 (item 9.5 do acórdão 528/2015-plenário). Compatibilidade de objetivos e premissas. Aprovação. Determinações. Ciência. Disponível em: urn:lex:br:tribunal. contas.uniao;plenario:acordao:2016-04-06;795 Acesso em: 10 mar. 2023.
DRAIBE, Sônia Miriam. Avaliação da implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre; CARVALHO, Maria do Carmo Brant (org.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas públicas. São Paulo: (ESCREVER O NOME DA EDITORA - 2001.
LASCOUMES, Pierre; LE GALÈS, Patrick. Sociologia da ação pública. Maceió: EDUFAL, 2012.
SARAIVA, Enrique. Introdução à teoria da política pública. In: SARAIVA; Enrique; FERRAREZI, Elisabete (org.). Políticas públicas. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.