Plano Nacional de Educação (2014-2024) e o seu acompanhamento pelo Tribunal de Contas Da União

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID33155

Palavras-chave:

Tribunal de Contas da União, Plano Nacional de Educação, Monitoramento, Avaliação

Resumo

A fiscalização dos recursos públicos tem se constituído em um dos eixos da política educacional brasileira. Esse entendimento vem norteando as ações do Tribunal de Contas da União (TCU) em relação ao acompanhamento do Plano de Nacional de Educação PNE, 2014-2024) [PNE]. Este artigo objetiva abordar essa temática e se estrutura em três seções: a primeira discute a função do TCU como órgão de controle externo no acompanhamento do PNE; a segunda coloca em destaque a metodologia utilizada para acompanhar o PNE; a terceira apresenta resultados do 4° Relatório de Acompanhamento do PNE, produzido no âmbito do TCU. Utilizou-se como procedimento de pesquisa a análise documental e consulta à base de dados do TCU. A conclusão traz a lume a importância do monitoramento e da avaliação do PNE por órgãos de controle externo para os formuladores de políticas públicas como o TCU, tendo em vista a necessidade da sociedade acompanhar as ações desenvolvidas e os resultados alcançados pelo mencionado plano.

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Biografia do Autor

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É Prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o Grupo de Pesquisa Políticas de Educação Superior.

Antônio Cabral Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É Prof. Dr. da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação. Integra o Grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação.

Suelaynne Lima da Paz, Universidade Estadual de Goiás

É Prof.ª Dr.ª do Centro de Ensino em Rede da Universidade Estadual de Goiás. Integra o Grupo de Pesquisa Expansão e Qualidade da Educação Superior no contexto do Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Transições Políticas, Novos Modos de Regulação e Perspectivas de Controle Social.

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Publicado

09-10-2023

Como Citar

Castro, A. M. D. A., Cabral Neto, A., & Paz, S. L. da. (2023). Plano Nacional de Educação (2014-2024) e o seu acompanhamento pelo Tribunal de Contas Da União. Revista Educação Em Questão, 61(69). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID33155

Edição

Seção

Artigos