Entre o olhar e a leitura
a imagem fotográfica presente nos livros de literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID33196Palavras-chave:
Imagem fotográfica, Literatura infantil, Letramento visual, Educação visualResumo
Este texto considera que a imagem presente nos livros de literatura infantil são textos capazes de conduzir o pequeno leitor a um movimento de diálogo e produção de sentidos. Objetiva analisar três diferentes obras da literatura infantil que trazem a fotografia como arte que compõe a ilustração, de modo a refletir sobre as dimensões das narrativas, estéticas e literárias presentes em tais obras e possibilidades do trabalho com livros ilustrados a partir da imagem técnica nas práticas educativas. Optou-se pela pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, a partir da análise de três obras da literatura infantil que trazem a fotografia como foco de ilustração. Com base nos estudos de Sontag e Flusser sobre fotografia, de Ramos sobre literatura infantil e Santaella sobre leitura de imagens, foi possível apontar que a fotografia associada à literatura infantil aguça o olhar, instiga à leitura de imagens e favorece o envolvimento dos pequenos leitores.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Ricardo. Imagens iluminando livros. 2002. Disponível em: www.ricardoazevedo.com.br. Acesso em: 5 mar. 2018.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNO, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na Ciência da Linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec Editora, 2012.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BELMIRO, Celia Abicalil. Textos visuais. In: FRADE, Isabel. Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro (org.). Glossário ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2009.
BENJAMIN, Walter. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Tradução Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, Contraponto, 2012.
CASTANHA, Marilda. A linguagem visual no livro sem texto. In: OLIVEIRA, Ieda de (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Dcl, 2008.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
DALCIN, Andreia. Rodrigues. A leitura do livro ilustrado e livro imagem: da criação ao leitor e suas relações entre texto, imagem e suporte. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPEd SUL, 9, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2012.
DALCIN, Andreia Rodrigues. Um escritor e ilustrador (Odilon Moraes), uma editora (Cosac Naify): criação e fabricação de livros de literatura infantil. 2013. 236 f. Mestrado (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2013.
FLUSSER, Vilem. Towards a philosophy of photography. Great Britain: Reaktionbooks, 2000.
GIRARDELLO, Gilka. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 75-92, maio/ago. 2011.
GOULART, Ilsa Vieira. O livro nas memórias de leitura. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, p. 567-582, abr./jun. 2011.
GOUULART, Ilsa Vieira. Entre a materialidade do livro e a interatividade do leitor: práticas de leitura. Revista digital de biblioteconomia e ciência da informação. Campinas, v. 12, n. 2, p. 5-19, maio/ago. 2014.
GOULART, Ilsa Vieira. A compreensão e conceituação de livro num jogo de representações. Revista Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v. 34, n. 67, p. 69-82, 2016.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia de Letras, 2001.
MELLO, Roger. Contradança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2011.
NAVES, Ludmila Magalhães. Educação para/do olhar: a dupla representação da ilustração nos livros de imagens de Marcelo Xavier. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, 2019.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: Palavras e imagens. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
PAULA, Branca Maria de. Truques coloridos. Belo Horizonte: Compor, 2011.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Ler é deixar o coração no varal. In: QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
RAMOS, Graça. As imagens nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
RIBEIRO, Marcelo. A relação entre o texto e a imagem. In: OLIVEIRA, ILeda de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavras o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
ROSA, Sonia. Abraços pra lá e pra cá. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.