Contexto de trabalho docente e o desempenho no ENEM, em escolas públicas e privadas

estudo à luz da Psicodinâmica do Trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID33265

Palavras-chave:

Psicodinâmica do Trabalho, Docentes, Ensino Médio, Contexto de Trabalho

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o trabalho docente, em escolas públicas e privadas, em sede do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa se deu à luz da Psicodinâmica do Trabalho, teoria que orientou a análise dos dados. A coleta de dados qualitativos ocorreu por meio de 19 entrevistas com docentes de escolas públicas e privadas. Os resultados foram analisados com base na técnica de análise dos núcleos de sentido, com o auxílio do software Atlas.ti. A análise e discussão dos resultados possibilitou descrever o trabalho dos docentes, no contexto de preparação dos alunos para o ENEM, bem como identificar que esse contexto de avaliações externas pode ser, por vezes, propenso a sofrimento e adoecimento, principalmente no âmbito privado. A partir das categorias organização de trabalho, condições de trabalho e relações de trabalho, foi possível apreender convergências e divergências entre as escolas públicas e privadas.

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Biografia do Autor

Priscila Portela de Azevedo, Universidade Estadual do Ceará

É Mestra pela Universidade Estadual do Ceará e integra Grupo de Pesquisa Integra Saberes (GIS).

Ana Cristina Batista dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Estadual do Ceará. É Líder do Grupo de Pesquisa Integra Saberes (GIS).

Jorge Luiz de Souza Evaristo, Universidade Estadual do Ceará

É Prof. Dr. da Universidade Estadual do Ceará e integra o Grupo de Pesquisa Integra Saberes (GIS).

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Publicado

08-11-2023

Como Citar

Azevedo, P. P. de ., Santos, A. C. B. dos, & Evaristo, J. L. de S. (2023). Contexto de trabalho docente e o desempenho no ENEM, em escolas públicas e privadas: estudo à luz da Psicodinâmica do Trabalho. Revista Educação Em Questão, 61(69). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID33265

Edição

Seção

Artigos