O Projeto de Vida no Novo Ensino Médio Baiano

do sujeito de direitos ao empreendedor de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID33592

Palavras-chave:

Projeto de vida, Ensino médio baiano, Dispositivo, Empreendedor de si

Resumo

Este artigo analisa o Projeto de Vida como um dispositivo de sujeição/subjetivação que faz parte do currículo do Novo Ensino Médio na Bahia. O objetivo é acompanhar seus efeitos na formação dos estudantes. Trabalha com um campo discursivo constituído por um conjunto de materiais produzidos pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, documentos normativos, além de materiais de campanhas publicitárias, discursos governamentais, entre outros. Identifica que os currículos, ao produzirem a juventude como um estilo de vida, provocam atualizações no dispositivo Projeto de Vida no qual o sujeito de direito dá lugar ao sujeito empreendedor de si mesmo.

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Biografia do Autor

Eliana Povoas Pereira Estrela Brito, Universidade Federal do Sul da Bahia

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Sul da Bahia e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais, e em Estado e Sociedade. É Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas e Currículos Pós Críticos.

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Publicado

08-11-2023

Como Citar

Brito, E. P. P. E. (2023). O Projeto de Vida no Novo Ensino Médio Baiano: do sujeito de direitos ao empreendedor de si. Revista Educação Em Questão, 61(69). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID33592

Edição

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Artigos