Esportes coletivos e formação docente

relações de poder e resistências entre estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID33612

Palavras-chave:

Gênero, Poder, Esportes, Formação Docente

Resumo

Objetivamos analisar as relações de gênero e, em especial, os exercícios de poder e as resistências que emergem entre estudantes nas disciplinas de esportes coletivos em um curso de formação docente em Educação Física. A pesquisa é de inspiração etnográfica e contou com a participação de 86 discentes. As fontes de pesquisa foram produzidas pelas observações das aulas na formação docente em Educação Física – licenciatura, registradas em diário de campo, através de grupos focais e entrevistas, ambos gravados em um dispositivo digital e transcritos na íntegra. As análises, realizadas com o auxílio do software Nvivo 12, foram ancoradas nos estudos foucaultianos, de gênero e feministas, e apontam que os/as estudantes reproduzem um cânone esportivo em que a maioria dos homens ocupam posições privilegiadas, enquanto as mulheres são secundarizadas. Entretanto, muitas mulheres e alguns homens produzem resistências para acessar, permanecer e transformar o contexto das aulas, exigindo que professores utilizem estratégias pedagógicas inclusivas e oportunizem vivências equitativas na formação docente.

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Biografia do Autor

Myllena Camargo de Oliveira, Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes

É Prof.ª Mestre da Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes. Integra o Grupo de Estudos em Diversidade, Corpo e Gênero.

Angelita Alice Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação. Integra o Grupo de Estudos em Diversidade, Corpo e Gênero.

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Publicado

08-11-2023

Como Citar

Oliveira, M. C. de, & Jaeger, A. A. . (2023). Esportes coletivos e formação docente: relações de poder e resistências entre estudantes. Revista Educação Em Questão, 61(69). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n69ID33612

Edição

Seção

Artigos