Manuais de leitura e de escrita para o ensino primário

o caso da Espanha (1900-1905)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35560

Palavras-chave:

Educação formal, Manuais, Aprendizagem da leitura e da escrita, Primeira década do século XX

Resumo

Neste artigo, examinam-se dois manuais de leitura e de escrita adotados nas escolas primárias da Espanha nos anos de 1900 e 1905: Novísimo Tratado de Lectura e Rayas: novísimo método de la Lectura por la Escritura. A pesquisa histórico-documental foi realizada no Archivo General de la Administración em Alcalá de Henares que mantém a maioria da documentação relativa ao século XX. O objetivo do estudo consiste em examinar como os dois manuais se estruturavam do ponto de vista material e de conteúdo com a finalidade de ensinar a ler e a escrever. Por um lado, observaram-se noções associadas ao método tradicional de se ensinar a ler e a escrever. Por outro, notaram-se mudanças oriundas do movimento da Escola Nova relativas, em especial, à autonomia e à criatividade mais amplas por parte das crianças. A abordagem teórica ancora-se em estudos no campo da História Cultural (Chartier, 1998, 2010) e da História da Educação (Choppin, 2002, 2004; Escolano, 2016). Os resultados alcançados indicam que os manuais são dispositivos que apontam métodos utilizados no período para a aprendizagem da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Márcia Cabral da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É prof.ª Dr.ª do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/CNPQ).

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Silva, M. C. da. (2024). Manuais de leitura e de escrita para o ensino primário: o caso da Espanha (1900-1905). Revista Educação Em Questão, 62(71). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35560

Edição

Seção

Artigos