A educação decolonial planetária complexa como ação e subversão

lições de Freire e Morin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35971

Palavras-chave:

Complexidade, Educação, Resistência, Planetariedade

Resumo

A pesquisa examina a Educação Decolonial Planetária Complexa como resistência ao colonialismo, propondo uma abordagem educacional transformadora, influenciada pela complexidade de Morin e pela práxis de Freire. A transmetodologia de pesquisa desafia as metodologias coloniais e propõe a desconstrução rizomática como uma abordagem complexa e libertadora. A educação tradicional perpetua a submissão e a colonização das mentes, negando a complexidade humana e promovendo a meritocracia como uma ilusão de justiça. A Educação Decolonial Planetária Complexa confronta e transforma as estruturas de poder, promovendo uma ética planetária e a inclusão de conhecimentos sem hierarquias. A práxis Freiriana nos inspira a questionar o currículo e a incentivar o diálogo em vez da transmissão de conhecimentos. A insubordinação, a indisciplina e a esperança são pilares para desafiar o sistema colonial na educação, embora enfrentemos desafios e resistências institucionais. A esperança persiste na luta por uma educação mais justa e libertadora.

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Biografia do Autor

Milagros Elena Rodríguez, Universidade do Oriente

É Prof.ª Dr.ª da Universidade do Oriente.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo

É Prof. Dr. do Instituto Federal de São Paulo.

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Publicado

28-05-2024

Como Citar

Rodríguez, M. E., & Fortunato, I. (2024). A educação decolonial planetária complexa como ação e subversão: lições de Freire e Morin. Revista Educação Em Questão, 62(71). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35971

Edição

Seção

Artigos