Contribuições do pós-estruturalismo na pesquisa qualitativa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36178

Palavras-chave:

Pós-estruturalismo, Pesquisa qualitativa, Pesquisas em educação, Teoria do discurso

Resumo

O artigo demonstra as relações entre perspectivas teóricas pós-estruturalistas e a pesquisa qualitativa em educação, a partir da discussão de seus fundamentos. Traz contribuições filosóficas a partir de Friedrich Nietzsche e Martin Heidegger e recortes teóricos de pesquisadores como Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Michel Foucault, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com interesse no pensamento educacional contemporâneo. Adotou-se a pesquisa bibliográfica como referência, a qual busca tratar da produção científica baseada na análise de categorias teóricas pós-estruturalistas. São destacadas as categorias de sujeito, linguagem, discurso, relações de poder e desconstrutivismo. A investigação demonstra que tais categorias teóricas, articuladas às metodologias qualitativas, permitem a criação de propostas discursivas para o processo de pesquisa, com novos horizontes investigativos. Pode-se inferir que as teorias pós-estruturalistas promovem um rompimento com os modelos lineares presentes nas metodologias estruturalistas.

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Biografia do Autor

Dalton Gean Perovano, Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná

É Dr. e Diretor de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná. Integra o Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano

Sônia Maria Chaves Haracemiv, Universidade Federal do Paraná

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino. Integra o Grupo de Pesquisa Linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano

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Publicado

12-09-2024

Como Citar

Perovano, D. G., & Haracemiv, S. M. C. (2024). Contribuições do pós-estruturalismo na pesquisa qualitativa em educação. Revista Educação Em Questão, 62(73). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36178

Edição

Seção

Artigos