Contribuições do pós-estruturalismo na pesquisa qualitativa em educação
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n73ID36178Palavras-chave:
Pós-estruturalismo, Pesquisa qualitativa, Pesquisas em educação, Teoria do discursoResumo
O artigo demonstra as relações entre perspectivas teóricas pós-estruturalistas e a pesquisa qualitativa em educação, a partir da discussão de seus fundamentos. Traz contribuições filosóficas a partir de Friedrich Nietzsche e Martin Heidegger e recortes teóricos de pesquisadores como Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Michel Foucault, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com interesse no pensamento educacional contemporâneo. Adotou-se a pesquisa bibliográfica como referência, a qual busca tratar da produção científica baseada na análise de categorias teóricas pós-estruturalistas. São destacadas as categorias de sujeito, linguagem, discurso, relações de poder e desconstrutivismo. A investigação demonstra que tais categorias teóricas, articuladas às metodologias qualitativas, permitem a criação de propostas discursivas para o processo de pesquisa, com novos horizontes investigativos. Pode-se inferir que as teorias pós-estruturalistas promovem um rompimento com os modelos lineares presentes nas metodologias estruturalistas.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Elementos da semiologia. São Paulo: Cultrix, 1970.
COSTA, Hugo Heleno Camilo; LOPES, Alice Casemiro. Sobre a subjetividade/alteridade: conversas com Derrida e Laclau nas políticas de currículo. In: TURA, Maria de Lurdes Rangel; GARCIA, Maria Manuela Alves (org.). Currículo, políticas e ação docente. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 1999.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006.
DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
DERRIDA, Jacques. A universidade sem condição. Águeda: Angelus Novus, 2003.
DESTRO, Denise de Souza; SANTOS, Geniana; RAMOS, Reybia Bueno. Pesquisa em educação e a teoria do discurso: a produção textual no Simpósio Pós-estruturalismo e Teoria Social. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 15, n. 2, 2022.
EAGLETON, Terry. A ordem do discurso. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
FERRARI, Vitor. Práticas discursivas na universidade: uma análise a partir da teoria lacaniana dos quatro discursos. Revista Estudos Lacanianos, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, 2010.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2011.
GIDDENS, Anthony. Estruturalismo, pós-estruturalismo e a produção da cultura. In: GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan. Teoria social hoje. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
HEIDEGGER, Martin. Sobre o “Humanismo”. In: HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. São Paulo: Editora Moraes, 1991.
HEIDEGGER, Martin. O Princípio do fundamento. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
LACAN, Jacques. Seminário 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 23: o sinthoma. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2007.
LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
LACLAU, Ernesto. A razão populista. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonía y estrategia socialista: hacia una radicalización de la democracia. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2011.
LEACH, Joan. Análise Retórica. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
LOPES, Alice Casemiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade e Cultura, Porto, 2013.
LOPES, Alice Casemiro. Ainda é possível um currículo político? In: LOPES, Alice Casemiro; ALBA, Alicia de. Diálogos curriculares entre Brasil e México. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
MENDONÇA. Daniel de. A questão do fundamento em Heidegger e a importância para a teoria política pós-estruturalista. Revista Trans/Form/Ação, Marília, v. 43, n. 4, 2020.
OLIVEIRA, Marcia Betania de. Pós-estruturalismo e teoria do discurso: perspectivas teóricas para pesquisas sobre políticas de currículo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, 2018.
PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
RICHARDSON, Laurel. Novas práticas de escrita em pesquisa qualitativa. Florianópolis: Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 32, 2018.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Editora Cultrix, 2012.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.